8 dicas para conseguir emprego na área de Mídias Sociais

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Você deve conhecer alguém que trabalha ou que gostaria de trabalhar como Analista de Redes Sociais, certo?

Também já deve ter visto por aí muitas vagas e oportunidades de trabalho nessa área. As empresas e agências estão o tempo todo em busca de profissionais com um diferencial e fica claro que falta mão de obra qualificada no mercado.

O trabalho de um analista de mídias sociais vai muito além do conhecimento dos canais de mídia, da criação de conteúdo, das postagens diárias e do acompanhamento das campanhas e desempenhos.

Pensando nisso, decidimos selecionar 8 atitudes que transformam um simples gerente de mídias sociais em um analista sênior. Confira:

  1. Criatividade

Tanto na criação de conteúdo quanto na interação com os usuários, é essencial que o Analista de Redes Sociais tenha uma criatividade afiada. Buscar formas originais de transmitir mensagens, reinventar e adaptar constantemente a forma de comunicação, pensar em estratégias fora da caixa geram resultados inesperados. Usando sempre do bom senso para saber o momento de ousar!

  1. Paixão por relacionamento

É preciso que o Analista de Redes Sociais tenha uma presença digital ativa, que participe das discussões, responda aos comentários, interaja o tempo todo! Acompanhar as conversas que giram em torno da marca e estruturar cuidadosamente as respostas são estratégias muito importantes.

  1. Ser comunicativo e cordial

É essencial que esse profissional esteja sempre preocupado com os conteúdos criados e tenha muito zelo no instante de compartilhar cada publicação. Além disso, muitas vezes, o analista acaba se tornando responsável por administrar um SAC 2.0. Por isso precisará conversar, interagir e auxiliar usuários a resolverem problemas. A empatia e a cordialidade ajudam a evitar e conflitos.

  1. Além do domínio da gramática e ortografia

Muito mais do que dominar a língua portuguesa, o profissional de redes sociais precisa saber escrever bem, contar uma história de forma criativa, estruturar uma narrativa envolvente e concluir pensamentos. É necessário saber se expressar mesclando elementos de comunicação escrita e visual.

  1. Organização é tudo!

É preciso que o analista seja muito organizado e disciplinado não apenas para criar conteúdo, mas também para executar as ações previstas no planejamento de mídias sociais. Criar pautas de conteúdo para as diferentes redes sociais, agendar publicações, controlar o fluxo de respostas aos usuários, monitorar o que é dito sobre a marca e gerar relatórios são atividades que exigem disciplina e organização. O profissional deve registrar e acompanhar esses processos diariamente para a perfeita execução do trabalho.

  1. Rapidez e atualização constante

O trabalho com mídias sociais é rápido de desafiador, devido à imensa quantidade de informações disponibilizadas 24 horas por dia na internet. Estar antenado a tudo o que ocorre na sua cidade e no mundo é um diferencial. Notícias e fatos podem se tornar tema de um post ou de uma ação digital.

  1. Proatividade e senso crítico

O analista de redes sociais deve saber analisar as conversas, gerenciar as informações e interpretar corretamente as reações para transformá-las em ações reativas ou proativas. É interessante ter uma visão mais ‘humana’, para desenvolver o sentimento de confiança, engajamento e consumo consciente no público-alvo.

  1. Um pezinho na arte

É bem interessante que o profissional tenha também conhecimentos em algumas ferramentas de edição de imagem, como: Photoshop ou Illustrator, para que ele não apenas planeje as peças das postagens, mas também execute se for preciso!

A formação de um profissional desse nível não acontece de uma hora para outra. Se você possui algumas dessas habilidades ou quer desenvolve-las e aperfeiçoa-las e também agregar todo o conhecimento necessário para se tornar um analista de mídias, é essencial estudar e se especializar. A ComSchool oferece o curso de Gerente de Mídias Sociais com 10% de desconto para todos os leitores do Catraca Livre. Nele, você aprende a usar ferramentas de SAC 2.0, métricas e monitoramento, planejamento, Social Media Otimization, Facebook Marketing, Gestão de conteúdo, entre outros.