Sexta feira com show gratuito na Casa de Tijolo

Na sexta feira, dia 25, o espaço recebe o músico Tonho Penhasco, que além de tocar, fabrica instrumentos a partir de materiais inusitados

24/11/2011 15:45 / Atualizado em 04/05/2020 10:55

Por fora, apenas mais uma casinha da Vila Madalena, mas daquelas antigas, do tempo em que o bairro era modesto e começava a ser ocupado por estudantes. Por dentro, um ambiente eclético e democrático, totalmente dedicado às artes. Ali a arquitetura tradicional contrasta com a contemporaneidade das obras que ocupam os quartos, a sala e até a cozinha.

Brunno MarchettiOs trabalhos do artista plástico Pedro Pessoa estão expostos no corredor (gravura em metal)
Os trabalhos do artista plástico Pedro Pessoa estão expostos no corredor (gravura em metal)

O espaço cultural Casa de Tijolo foi idealizado pela artista plástica Biba Rigo, que depois de morar no local por mais de dez anos resolveu abrir as portas para o público. A ideia é que a casa receba exposições e atividades culturais e dê oportunidade a artistas de diferentes segmentos. “Queremos criar um movimento artístico que inclua também exposições, mas que não reproduza a lógica das galerias”, explica Biba.

Show

Na sexta feira, dia 25, a partir das 20h, o espaço recebe o músico Tonho Penhasco, que além de tocar, fabrica instrumentos a partir de materiais inusitados como peroba e objetos descartados. A apresentação traz uma proposta diferente em que o público, tanto músicos como leigos, é convidado a experimentar os instrumentos e tocar junto com o artista. A entrada custa R$ 5.

Brunno MarchettiA sala dos fundos abriga as esculturas de Luiza Sandler
A sala dos fundos abriga as esculturas de Luiza Sandler

Na estrada desde 1967, Tonho Penhasco já tocou com Tom Zé, Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção. Ao longo de sua carreira gravou três CDs autorais “Traquitana” (1997), ” Tonho Penhasco & companhia” (2004), e atualmente está mixando seu terceiro disco ” Só si fô!”.

Em cartaz…

A Casa de Tijolo, que já recebeu artistas residentes da Itália e da Escócia, abriga atualmente em seus cômodos cinco exposições. As esculturas de Luiza Sandler, as monotipias de Otávio Zani, as gravuras em metal de Pedro Pessoa, as pinturas sobre fotografia de Biba Rigo e as fotos e instalações de Moisés Patrício.