Dia dos Pais: histórias de empresas de sucesso que unem gerações

No Dia dos Pais, conheça histórias de sucesso que unem duas ou até mais gerações da mesma família

Recordista em número de indicações (59) e de troféus recebidos no Oscar (22), o americano Walt Disney dizia que um homem nunca deve negligenciar sua família pelos negócios.

Apesar de sua imensa dedicação ao trabalho, o produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor e filantropo (ufa!) sempre encontrava tempo para a esposa Lillian Marie e a filha Diane, que durante a infância usava os estúdios do pai como uma espécie de playground.

O genial e bem-sucedido Disney, porém, nunca disse que “não negligenciar a família” significava trazer cônjuge e filhos para dentro dos negócios. Mesmo assim, ao longo dos séculos, sempre foi comum ver membros de duas gerações atrás do mesmo balcão de loja, adubando os mesmos campos ou fabricando juntos algum item industrial. No Brasil, segundo o IBGE e o Sebrae, 90% das empresas ainda são familiares. Juntas, elas representam cerca de 65% do PIB e empregam 75% da força de trabalho do país.

Mas, como quase tudo na vida, empreender em família tem seus prós e contras. A favor do negócio, estão o comando único e centralizado, permitindo reações rápidas em situações de emergência, a estrutura administrativa pequena, a coesão em busca objetivos comuns, a confiança mútua e a busca de crescimento em conjunto.

Por outro lado, há a resistência a mudanças, a dificuldade de separar questões pessoais e profissionais, o desafio de lidar com os aspectos emocional/intuitivo e racional e a postura do fundador que, se não souber equilibrar as facetas de pai de autoridade, pode minar o clima da empresa.

Segundo o consultor de negócios da consultoria Goakira, José Fujice, existem benefícios e desafios.“Acho que a principal vantagem é o elo de confiança que existe entre as partes. Isso é extremamente importante para que cada um possa exercer seu papel com foco e consiga trazer resultado para o negócio, então essa confiança, esse elo que, geralmente existe entre as partes, é fundamental para construir uma empresa. No dia a dia, as divergências entre as partes é comum e nessa relação pai e filho acaba que muitas vezes elas são afloradas num nível muito mais pessoal do que profissional, porque ai tem um elo emocional e, é difícil mesmo separar, mas é importante aprender a lidar com esse tipo de desafio, afinal todos os profissionais são pessoas”, afirma.

Ecoville

Formado em Engenharia, José Edmar Castelo começou seu negócio próprio ao lado dos filhos, Leonardo e Leandro, fabricando e vendendo produtos de limpeza biodegradáveis com uma Kombi, de porta em porta.

Hoje, a Ecoville – indústria e rede varejista de produtos de limpeza com sede em Joinville (SC) – tem uma fábrica, nove lojas próprias e centenas de unidades franqueadas.

SMZTO

Bruno e Beatriz Semenzato, filhos do fundador da SMZTO Holding de Franquias, José Carlos Semenzato, trabalham com o pai na gestão da empresa.

Enquanto Bruno é diretor-executivo e cuida da prospecção de novos negócios, Beatriz responde pela área de marketing. Sócio de todas as suas marcas, incluindo Espaçolaser, OdontoCompany e Instituto Embelleze, o grupo conta com mais de 1.800 unidades e planeja faturar R$ 2,2 bilhões em 2019.

Patroni

Rubens Augusto Júnior criou a Patroni Pizza em 1984, para ajudar o pai, Rubens Augusto, que tinha 50 anos, sofria de depressão. Em 1997, depois de conduzir o negócio com sucesso por 13 anos, Rubens Augusto faleceu.

Hoje, Rubens Augusto Junior dirige uma das maiores redes de pizzaria do país, com 192 unidades entre próprias e franqueadas, que inaugura este ano suas duas primeiras lojas na Flórida, nos Estados Unidos. Sua filha mais velha, Patrícia, trabalha na área jurídica e o filho do meio, Rafael, atua no marketing.

Casa do Construtor

O empresário Altino Cristofoletti, sócio fundador da Casa do Construtor, conta na empresa com o apoio da filha Natália Cristofoletti desde muito jovem.

A rede de franquias especializada em locação de equipamentos deve fechar o ano com cerca de 300 unidades em operação em todo o país.