Em futuro próximo, carros sem motorista tomarão o mercado e as ruas

Novas tecnologias permitem que, em breve, o mercado de automóveis esteja repleto de modelos autoguiados

Por Redação
01/02/2013 16:31 / Atualizado em 04/05/2020 11:24

Imagine a cena: um motorista entra em seu veículo, informa o destino e apenas recosta e descansa enquanto seu carro o leva até o ponto desejado. Por enquanto, isso é ficção. Mas só por enquanto, porque a cada dia chegamos mais perto de ter um mercado automobilístico com sistemas que permitirão que os carros possam ser guiados sem motorista.

Algumas das maiores fabricantes já anunciaram que produzirão carros autoguiados ainda nesse ano
Algumas das maiores fabricantes já anunciaram que produzirão carros autoguiados ainda nesse ano

As empresas de tecnologia e as fábricas de automóveis já afirmam que nos próximos anos os motoristas não precisarão se preocupar mais com congestionamentos, colisões e acidentes. Isso porque os sistemas de visão e controle automatizados serão cada vez mais incorporados aos modelos medianos.

Volvo, BMW, Audi e Mercedes anunciaram que, ainda em 2013, equiparão seus carros com sensores e softwares que permitirão ao automóvel se autoguiar em situações de tráfego intenso de até 60 km/h. O sistema, conhecido como Traffic Jam Assist, acompanha o carro da frente e, conforme o necessário, acelera ou desacelera automaticamente, controlando freio e direção.

Eu, robô

Os sensores de estacionamento já estão presentes em muitos modelos no Brasil e no mundo
Os sensores de estacionamento já estão presentes em muitos modelos no Brasil e no mundo

A tecnologia dos carros autoguiados já é presente mesmo que de forma simples. No Brasil, começaram a circular modelos que fazem sozinhos a baliza completa. Há outros tantos, ainda, que vêm com sensores de ré. E  o que dizer os freios ABS, que já nem podem mais ser considerados novidade e não passam de uma “sugestão para que o carro pare”, como diz Clifford Nass, diretor do Centro de Pesquisas Automotivas de Stanford? Segundo ele, o controle eletrônico de estabilidade e os freios ABS já salvaram dezenas de milhares de vidas.

Surge, inclusive, uma nova linha de estudos jurídicos e atuariais sobre como será a interação entre humanos e sistemas automáticos. A Comissão Nacional de Segurança dos Transportes dos EUA – país com um mercado repleto de modelos automatizados – recomendou que todos os carros novos sejam equipados com tecnologias anticolisão.

A questão não é mais saber se a tecnologia automotiva vai nos alcançar, mas se preparar para ela. O jeito de dirigir será alterado. O motorista ainda controla o carro, mas se não estiver fazendo a coisa certa, a tecnologia vai assumir a direção.