Músicos independentes ganharão apoio de R$ 2,8 milhões do ProAC Editais para gravação de CD e circulação de shows
Marco Pereira e Toninho Ferragutti contemplados no ProAC 2013 (Foto: Divulgação)[/img]
Com inscrições abertas até o dia 1º de setembro, os chamamentos contemplam projetos em todo o Estado com prêmios individuais de R$ 80 mil cada um, em cada categoria. Ao todo, serão contemplados 35 projetos nas modalidades apresentadas.
No caso do edital destinado à gravação de disco inédito e circulação de espetáculos de canção, serão selecionados 15 trabalhos que abrangem a interpretação vocal em qualquer estilo de música popular, acompanhada ou não de instrumentos. A música popular instrumental também será apoiada por um edital específico. O estilo abrange qualquer gênero musical que não seja erudito e terá 15 projetos selecionados para gravação e realização de shows. Outro concurso contemplará 5 trabalhos de música erudita. Além disso, ambos editais estabelecem que no mínimo 30% dos projetos selecionados sejam de proponentes do interior de São Paulo.
Em todos os casos, os proponentes deverão apresentar uma contrapartida social com o intuito de facilitar o acesso da população às produções culturais. Essa medida pode ser realizada por meio de apresentações gratuitas ou com ingressos a preço popular.
A seleção dos projetos será feita por uma comissão de avaliação composta por especialistas do segmento. Toda a documentação requisitada no edital também passará por uma avaliação. Os resultados deverão ser anunciados ainda neste ano – do total, no mínimo, seis trabalhos escolhidos deverão ter sido propostos por artistas e/ou produtores culturais de cidades do interior e litoral do Estado.