Número de mulheres microempreendedoras cresce no Brasil

Empreendedorismo feminino cresce no Brasil e já alcança protagonismo significativo, segundo dados da plataforma MEI Fácil.

08/11/2018 13:15 / Atualizado em 05/05/2020 12:07

É uma luta diária e constante das mulheres que buscam conquistar seu merecido espaço em diversos lugares na sociedade: serem reconhecidas no mercado de trabalho, ter direitos e salários iguais, mais presença política, posições fundamentais na pesquisa acadêmica e científica, e, claro no empreendedorismo.

Em meio à crise e tempos difíceis, mais mulheres estão mostrando seu talento e ganhado dinheiro com ele, através de um microempreendimento formalizado. É o que aponta uma pesquisa feita pela MEI Fácil, plataforma digital para quem já é ou quer se tornar um microempreendedor individual (MEI). Os dados apurados mostram que cerca de 55% dos usuários cadastrados no site, são mulheres microempreendedoras.

“O empreendedorismo vem fazendo com que o mercado de diversos setores deixem de lado o sectarismo através do ingresso de mulheres empreendedoras, que conquistam seu espaço com muita força”, comenta Gislaine Zaramella, sócia-fundadora da MEI Fácil.

Cerca de 75% das empreendedoras atuam em setores tradicionalmente conhecidos como mais femininos, como os de vestuário, vendas diretas e beleza. O varejo conta com 48% de atuação feminina e 57% atua em pequenos restaurantes como apontam dados do Sebrae. Na construção civil e em atividades industriais, setores tipicamente dominados por homens, a participação das mulheres é de 45%.

O crescimento e o desempenho das microempreendedoras vêm alcançando protagonismo a nível nacional
O crescimento e o desempenho das microempreendedoras vêm alcançando protagonismo a nível nacional - iStock

De acordo com Gislaine, os dados mostram o protagonismo cada vez maior das mulheres: “É um movimento consistente e ficamos felizes com isso. A participação da mulher não apenas reforça o movimento saudável da sociedade, mas traz mais qualidade para o mundo empreendedor. As empreendedoras têm uma capacidade incrível de inovar e lidar com as dificuldades de trabalhar por conta própria”, afirma.

Fundada em janeiro de 2017 a MEI Fácil atende mais de 200 mil empreendedores, em mais de 4,8 mil cidades. A plataforma ajuda os microempreendedores que querem formalizar seu negócio, a obter de CNPJ, notas fiscais, e auxilia na prestação de serviços financeiros. Para saber mais clique aqui.