Paulistanos usam tecnologia para conseguir “bicos”

Aplicativo é especializado na contratação de profissionais temporários para restaurantes em São Paulo

Por: Redação | Comunicar erro

Desde 2007, o garçom Gileno Santana vive de “bicos” em restaurantes e bares. “Até tive oportunidades de ter emprego fixo, mas viver de freela me permite fazer meu horário e conciliar o trabalho com os estudos”, conta o publicitário de formação que hoje faz pós-graduação na área.

Ele trabalha cinco vezes por semana e folga dois dias, normalmente. “Eu encaixo o trabalho com meu perfil de vida. Programo o dia e o horário que quero trabalhar e também meu descanso”, diz. Santana é uma das muitas pessoas da Geração Y e Z, jovens nascidos a partir de 1980, que, no mercado de trabalho, buscam a flexibilidade de horário, home office, maior autonomia ou menos controle, possibilidade de trabalhar part time ou por projeto.

Aplicativo é especializado na contratação de profissionais temporários para restaurantes em São Paulo

Há um mês desempregada, a pedagoga Glaucia Tonello, passou a adotar este estilo de vida. “Eu pretendo fazer em breve uma viagem e, por isso, não estou procurando um emprego fixo com carteira assinada, mas também não desejo ficar parada”, diz. A dificuldade encontrada, entretanto, era saber onde e quem precisava do seu trabalho por um dia. “Entrei em grupos de Facebook, falei com conhecidos, deixei currículos, mas não tive retorno”, conta.

Os dois estão hoje entre os mais de dois mil profissionais cadastrados no Closeer, aplicativo que reúne as duas pontas: empregadores e trabalhadores intermitentes. “Me cadastrei no app e cinco dias depois arranjei um trabalho como hostess em um restaurante. Foi seguro e prático”, afirma Glaucia.

Para Santana, o app se tornou uma forma de ordenar a agenda e conseguir colocação sem sair do sofá. “Descobri o Clooser através de amigos. Ficou mais fácil conseguir trabalho. Antes ficava na expectativa de ser chamado. Agora, entro no app escolho onde e quando quero trabalhar pelo salário que quero. A tecnologia abriu esta oportunidade”, explica.

Contratação imediata  

O que a Closeer faz é oferecer uma plataforma de profissionais para contratação imediata, além de dar, para as duas partes, históricos e avaliações, tanto dos trabalhos realizados quanto dos estabelecimentos, o que antes não existia.

O algoritmo do app encontra quem possui a qualificação demandada e, de acordo com sua localização, disponibilidade e avaliação, o recomenda. Se este aceitar a oferta, ambos são colocados em contato, via chat. Acertado o recrutamento, o app permite que o empregador acompanhe o deslocamento do profissional até o estabelecimento via geolocalização.

Compartilhe:

1 / 3
1
02:02
O que as pessoas estão fazendo para superar o desemprego em São Paulo
Conversamos com diversas pessoas para entender as principais dificuldades para encontrar uma oportunidade de trabalho em São Paulo. Elas também …
2
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …
3
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …