Pesquisa revela os cargos com mais contratações em 2017

21/11/2017 10:29 / Atualizado em 05/05/2020 16:59

A área de marketing digital foi uma das que mais contratou profissionais no primeiro semestre de 2017
A área de marketing digital foi uma das que mais contratou profissionais no primeiro semestre de 2017 - Getty Images/iStockphoto

A economia vem reagindo e o número de desempregados, mesmo que timidamente, vêm diminuindo. Em maio deste ano foram registrados 13,8 milhões de brasileiros sem emprego. No mês seguinte, em junho, esse número caiu para 13,5 milhões.

As áreas de TI, vendas, marketing, saúde, farmácia e finanças foram as que mais contrataram no primeiro semestre de 2017, segundo uma pesquisa feita pela Michael Page, empresa global de recrutamento.

Ligia Molina, coach de carreira e professora de gestão de pessoas da IBE-FGV, analisa que o mercado de trabalho está reagindo. A crise fez com que o brasileiro tivesse que se reinventar em relação à algumas funções. Ela comenta: “Tem várias profissões surfando na onda do momento, aproveitando aquilo que elas sabem e inovando para atender a demanda. Muitas profissões hoje são uma releitura do que eram antigamente”.
Segundo ela, no setor de tecnologia a demanda cresceu por conta da inovação e transformação do mercado, o que aumentou o número de contratações. Já em funções ligadas à cozinha ela comenta: “Agora é a vez dos chefs, comida gourmet, food trucks. Isso prova que tudo está evoluindo e o brasileiro tem uma incrível capacidade de se adaptar”.

Confira abaixo os cargos com maior número de contratações no 1º semestre de 2017:

Vendas

A falta desse tipo de segurança no Brasil alavancou as contratações deste cargo.
Cargo: Head of Sales – Gerente comercial
Área de atuação: Tecnologia – cybersecurity

A retomada de investimento das empresas demandou mais profissionais na área de negócios
Cargo: Gerente comercial/ gerente de novos negócios/business development manager
Área de atuação: Indústria química

Marketing
O modelo tradicional de marketing vem sendo substituído pelo mercado de digital o que motivou a contratação de profissionais da área.

Cargo: Gerente de marketing de performance
Área de atuação: Tecnologia e serviços em geral

Serviços Financeiros

O consumidor está cada vez mais habituado com as ferramentas de tecnologia e com uma experiência de consumo mais inovadora. Com isso, o mercado de serviços financeiros está se “digitalizando”, o que justifica o crescimento das “Fintechs”.

Cargo: Gestor de marketing digital

TI
Essas áreas vêm sendo cada vez mais importantes para competitividade das empresas. Tanto para encontrar informações qualitativas, métricas, indicadores e as variáveis de risco ao negócio, quanto para tomada de decisões mais assertivas baseadas em dados.

Cargo: Head de BI e Big Data

A área digital e tecnológica vem se consolidando e atuando diretamente no negócio das empresas. Estas por sua vez, estão desenvolvendo suas áreas de inteligência de mercado, CRM / DBM, análise de dados estruturados e não estruturados.

Cargo: Cientista de dados

Farma/ Saúde

O aumento de investimentos no mercado de saúde fez com que também aumentasse sua profissionalização, demandando mais profissionais do ramo.
Cargo: Gerente comercial – promoção à saúde

O aumento da profissionalização no setor e da redução de custos no mercado possibilitou aumento de concorrência.
Cargo: Diretor e/ou gerente geral de hospitais e clínicas.

O interesse das indústrias públicas e privadas em penetrar e se estabelecer no mercado aumentaram a contratação deste profissional.
Cargo: Gerente de acesso.

A necessidade do desenvolvimento e introdução de novos produtos no mercado fez com que aumentasse a contratação de profissionais desta área.
Cargo: MSL (Medical Science Liaison)

  • Veja também: