CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Dicas para quem terminou a faculdade e ainda não tem emprego

Por: Redação
Crédito: Getty ImagesSegundo professores da IBE-FGV  ter um segundo idioma é fundamental para carreira

Você se dedicou na faculdade, estudou bastante, fez todos os trabalhos, o TCC, networking, mas ainda assim está perto de concluir a graduação sem ter uma vaga de emprego à vista. Calma, não se desespere.

Professores da IBE-FGV apontam que a educação continuada é a principal alternativa para quem está em busca de um oportunidade no mercado de trabalho. Eles apontam também que ter o domínio de um segundo idioma é essencial para esses candidatos. Cada professor também dá dicas sobre o que você pode fazer para conquistar uma posição no mercado de trabalho. Confira:

Invista em conhecimento

O coach de carreira e professor de gestão de pessoas, Vagner Sandoval, comenta que para quem terminou a faculdade e ainda não tem emprego, é fundamental investir em conhecimento. Segundo ele, isso ajuda a diminuir a lacuna entre a graduação e a falta de experiência na área adquirida através de um emprego.

Sandoval sugere também que o aluno faça uma avaliação do tipo “coaching assessment” e inclua no currículo o resultado. “Isso passa credibilidade ao recrutador”.

Faça um bom currículo

Ligia Molina, professora de gestão de pessoas da IBE-FGV e coach de carreira diz que para começar é fundamental montar um bom currículo. Aí você se pergunta: “Como conseguirei fazer isso se não tem experiência?”. Veja abaixo algumas dicas que vão te ajudar  a montar um currículo competitivo:

A especialista orienta que o recém-formado deve mapear todas as suas habilidades e pontos a desenvolver. “Relate neles todas as suas experiências ainda que sejam de serviços comunitários ou voluntários”.

Além disso, conhecer o terreno onde vai pisar é necessário para o processo de desenvolvimento. Portanto, verifique onde você tem interesse em trabalhar e levante o máximo de informações a respeito. 

 Já pensou em participar de um programa de trainee?

De acordo com Leandro Garcia, diretor comercial do IBN (Instituto Brasileiro de Negócios) e professor de gestão em diversos cursos da escola de negócios, o momento ainda é de incerteza e desconfiança. Dentro deste cenário ele aconselha que quem está ingressando no mercado de trabalho busque em grandes empresas vagas abertas num programa de trainee.

Além disso, ele indica para quem está buscando uma posição no mercado de trabalho: “Faça tudo o que precisa para ter um diferencial”. Isto porque, os mais de 12,4 milhões de desempregados e as mais de 26 milhões de pessoas sem qualquer ocupação fazem com que a busca por um emprego seja cada vez mais difícil. Garcia alerta: “o critério dos empregadores é cada vez mais rigoroso”.

Experiência vale ouro

Julio César Nogueira de Sá, empreendedor digital e professor de gestão de pessoas, liderança e inovação da IBE-FGV comenta que sair da graduação sem ter emprego é um pecado. Para evitar que isso aconteça ele recomenda: “Não é para esperar o curso terminar, caro aluno. Procure algo na sua área assim que iniciar o curso, ainda que seja um estágio sem remuneração, porque a experiência hoje é ouro”.

  • Veja também:
1
01:38
Cachorros no escritório melhoram o ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho saudável, acolhedor, com redução de estresse e melhora de relacionamento entre a equipe são os benefícios que …
2
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
3
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista.Gostou? Deixe um like e …