Programa #ElaFazHistória incentiva o empreendedorismo feminino

22/06/2016 18:42 / Atualizado em 19/10/2016 12:38

O Facebook e o Instagram apresentaram nesta quarta-feira, dia 22, o programa #ElaFazHistória, voltado ao empreendedorismo feminino. A iniciativa tem como objetivo celebrar ideias, contar histórias de negócios e levar capacitação para inspirar as mulheres a iniciarem seus próprios projetos.

O serviço, que tem como parceiros Think Olga, ONU Mulher, Rede Mulher Empreendedora, Escola de Você e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foi idealizado para incentivar as mulheres a relatarem suas conquistas nos negócios e também para capacitar outras pessoas nessas ações.

“Acreditamos que nossas ferramentas podem ajudar as mulheres a empreender e estimular outras a fazer o mesmo. Queremos contar histórias de mulheres para inspirar outras mulheres a buscarem pelas suas realizações profissionais”, afirmou a diretora de Empreendedorismo do Facebook, Camila Fusco.

Pérola Cussiano (à esq.), Ana Paula Padrão, Zica Assis e Milena Curado durante evento de lançamento do programa
Pérola Cussiano (à esq.), Ana Paula Padrão, Zica Assis e Milena Curado durante evento de lançamento do programa

Neste primeiro momento, a hashtag #ElaFazHistória reúne nas redes sociais depoimentos de empreendedoras sobre histórias de sucesso pessoais e homenagens das próprias mulheres a respeito de quem as inspiram.

Em seguida, o portal do programa vai propagar as vozes das empreendedoras e incentivar muitas outras mulheres a buscarem suas realizações profissionais, por meio de recursos educacionais, como melhores práticas no Facebook e Instagram e treinamentos.

A iniciativa também promoverá eventos de capacitação e treinamento em todo o país, com ferramentas e conhecimento. O primeiro evento será realizado no dia 1º de julho, em Recife (PE). Depois, em agosto, passará por Porto Alegre (RS) e Belém (PA). Em setembro, o projeto chegará a Brasília (DF) e, em outubro, a São Paulo (SP).

Por último, um prêmio em parceria com a Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios vai reconhecer essas conquistas de empreendimento feminino.

Elas fazem história

Na apresentação do novo programa, o Facebook e o Instagram convidaram algumas das mulheres que já fazem parte do #ElaFazHistória para relatarem como investiram no empreendedorismo.

Entre as participantes, estavam: Milena Curado, fundadora do Cabloca Criações, que promove trabalho social com presos em Goiás; Zica Assis, ex-empregada doméstica e fundadora do Instituto Beleza Natural, especializado em produtos para cabelos crespos e cacheados; e Ana Paula Padrão, apresentadora do programa MasterChef e fundadora do site Tempo de Mulher.

Desigualdade de gênero

De acordo com o Sebrae, o número de empreendedoras cresceu 15% no Brasil nos últimos 10 anos e tem sido um importante meio de lutar contra a desigualdade de gênero. Atualmente, são 8 milhões de mulheres empreendedoras no país. Entretanto, de acordo com a ONU, a igualdade de gênero só será alcançada de fato daqui 81 anos.

Além disso, o rendimento médio entre homens e mulheres brasileiras são bem diferentes. No caso das micro e pequenas empresas, as mulheres ganham cerca de 80% do que os homens no mesmo cargo. Já nas médias e grandes empresas, a diferença é ainda maior, pois elas faturam só 70%.