Programa Mais Médicos abre inscrições para preencher 8.517 vagas

A procura é tão grande que o site saiu do ar. Ministério da Saúde suspeita de ataque de hackers.

21/11/2018 12:09 / Atualizado em 05/05/2020 12:11

Na última terça-feira (20/11) o Diário Oficial da União publicou um novo edital do Programa Mais Médicos. Ao todo serão oferecidas 8.517 vagas para atuar em 2.824 municípios e 34 distritos indígenas, espalhados pelo Brasil, ou seja, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

As inscrições abertas hoje (21/11), às 8h poderão ser realizadas até dia 25. Podem se candidatar tanto médicos brasileiros, quanto estrangeiros, desde que tenham CRM aqui no Brasil ou um diploma revalidado no país. Os interessados podem se inscrever somente online através do site do programa.

Segundo o Ministério da Saúde anunciou no Twitter  nas três primeiras horas 3.336 inscrições foram contabilizadas. No momento da abertura das inscrições, mais de 1 milhão de acessos simultâneos foram registrados no site. A procura nesta quarta-feira foi tão grande que o site mostrou instabilidade, que pode ser resultante de um ataque de hackers. A suspeita foi levantada pelo próprio Ministério da Saúde que está trabalhando para normalizar o acesso ao site.

Ao final do dia 26 será públicado no Diário Oficial os nomes dos médicos inscritos e as respectivas áreas de atuação. Do dia 27 até o dia 30, os médicos deverão se apresentar nos municípios portando a documentação necessária para validação. Está previsto que os candidatos escolhidos comecem a trabalhar a partir de 03 de dezembro ainda deste ano.

“A nossa preocupação foi diminuir os prazos da inscrição até a chegada do médico no município. Essa foi uma medida imediata, melhor forma, mais rápida e mais eficaz de não deixar faltar assistência médica em áreas com médico da cooperação”, disse Gilberto Occhi ministro da Saúde,  que explicou sobre o processo de contratação dos médicos numa coletiva de imprensa.

Há a previsão de no dia 27 de novembro ser aberta uma nova convocação para médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior para as vagas remanescentes. “Teremos um edital aberto permanentemente com chamadas a partir do momento que a vaga não é preenchida. A expectativa é que o município ou o DSEI fiquem menor tempo possível sem o médico”, explicou o ministro da Saúde.

Inscrições abertas para mais de 8 mil médicos
Inscrições abertas para mais de 8 mil médicos - iStock

As vagas em aberto até então eram ocupadas por profissionais de Cuba. Porém depois que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) encerrou  a cooperação no programa Mais Médicos o governo brasileiro publicou o edital como uma medida emergencial para não deixar os municípios sem a assistência dos profissionais.

Em 2016 o Programa Mais Médicos contava com cerca de 11.400 médicos de Cuba. Desde então o Ministério da Saúde reduziu o número de médicos cubanos e atualmente conta com cerca de  8.332 profissionais atuando. Além da substituição dos médicos ativos, 185 médicos da cooperação que estavam em recesso ou encerrando sua participação no programa, também serão substituídos.

Assista a entrevista coletiva transmitida ao vivo, em que o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi anuncia sobre essas informações.

Mais Médicos

#AoVivo Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, divulga novo edital do Programa Mais Médicos. Serão ofertadas mais de 8 mil vagas para médicos formados no Brasil. Os postos antes eram ocupados por médicos da cooperção com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). #MaisMédicos

Posted by Ministério da Saúde on Monday, November 19, 2018