Publicidade

Informar

Por que trabalhar mais de 39 horas por semana faz mal à saúde ?

Segundo especialistas, exceder 39 horas semanais no escritório pode ser tão nocivo quanto fumar; entenda o motivo

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade

Em 2017, o brasileiro trabalhou, em média, 41 horas por semana em um cenário marcado por jornadas excessivas e redução dos direitos trabalhistas.

Apesar da aparente regularização do expediente, a rotina do profissional brasileiro, sobretudo nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, ainda é marcada por longas horas de trabalho, descumprimento de leis e baixo salário.

Outro fator responsável pelas jornadas sobrecarregadas é a tecnologia: em 20002, menos de 10% dos trabalhadores checavam seu e-mail fora do horário de trabalho (hoje o número chega a 50%). E se você acredita que o segredo do sucesso está nas longas horas de trabalho, está COMPLETAMENTE errado.

Isso porque, uma pesquisa realizada pelo Medical Center da Universidade de Columbia, recentemente, comparou os males causados pelo excesso de trabalho, ao analisar mais de oito mil profissionais.

Crédito: Getty Images/iStockphotoSegundo IBGE, brasileiro trabalha em média 41 horas por semana

E o resultado foi: funcionários sedentários que trabalham mais de 13 horas por dia apresentavam o dobro de chance de morrer prematuramente. Ainda de acordo com a pesquisa, as consequências causadas por uma jornada excessiva equivalem aos males provocados pelo tabagismo.

Problemas cardíacos e alcoolismo

Em outra pesquisa sobre o tema, pesquisadores da University College London avaliaram 85 mil trabalhadores, em especial homens e mulheres de meia idade.

No estudo, foi possível correlacionar a alta carga de trabalho a problemas cardiovasculares. Além disso, constatou-se ainda que trabalhar mais de 55 horas semanais aumentava em 40% a chance de desenvolver arritmia cardíaca. Ainda de acordo com a pesquisa, profissionais que ficavam mais horas no escritório tinham mais sobrepeso, pressão alta e consumiam mais álcool que os demais.

Constatou-se ainda, segundo levantamento apresentado pela Australian National University que qualquer carga de trabalho, acima de 39 horas semanais, representa um risco à saúde. Ou seja: será que não está na hora de rever seus hábitos?

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade