A qualificação profissional que pode garantir seu próximo emprego
O título deste artigo é a questão fundamental que eu perguntaria para todas as pessoas que estão atualmente empregadas e que esperam permanecer dessa maneira por mais do que um ano ou dois. O que você está aprendendo hoje que seu próximo empregador desejaria? Você está passando por uma qualificação profissional constante? Vamos analisar esta questão.
Primeiro, é um erro assumir que você ficará com o mesmo empregador por toda a sua carreira. Isso poderia ser normal há 50 anos atrás, mas esse modelo simplesmente não é verdadeiro hoje em dia. Atualmente, as pessoas se mantêm no emprego por 3 anos, em média. Apesar de algumas ficarem abaixo da média e outras a ultrapassarem, dificilmente uma pessoa terá uma permanência excessivamente longa na mesma empresa.
Em outras palavras: você deve esperar (e se preparar) por mudanças em sua carreira.
- 7 soft skills que são essenciais para você ter no currículo se quiser um trampo melhor
- Instituto Coca-Cola abre 4 mil vagas em curso gratuito no Ceará
- Vale e Senai abrem vagas em cursos gratuitos de qualificação no RJ
- 8 cursos gratuitos com foco na empregabilidade
Dada essa suposição, é razoável também assumir que você passará por um processo de contratação nos próximos anos. Supondo, claro, que você ainda faça parte da força de trabalho.
Desenvolva uma qualificação profissional para colocar no currículo
Há um princípio óbvio que também precisa ser dito aqui: em um processo de contratação, as empresas geralmente se baseiam em currículos e recomendações. Ambos desempenham um papel quando você está sendo contratado em uma nova empresa.
Junte todas essas coisas e o que você ganha? Cada pessoa trabalhando hoje deveria abordar seu trabalho com um olho em seu currículo e em sua rede de contatos. A cada dia, você deveria estar fazendo algo que, ou melhore seu currículo, ou aumente suas conexões profissionais de modo positivo.
Saiba mais sobre qualificação profissional no post do Tutano.