Bagunça e pratos sujos: projeto mostra realidade da parentalidade
Como é o dia a dia de uma família com crianças pequenas? Muito provavelmente essa rotina não inclui uma casa o tempo todo perfeitamente em ordem e crianças sempre com os cabelos arrumados. Isso só para começar. Então, por que será que comerciais e fotos de revistas e sites retratam a infância e o dia a dia das famílias com crianças sempre de outras maneiras? Para questionar a perfeição retratada nessas representações, um grupo de recém-formados em fotografia decidiu criar o projeto “Sham of the Perfect” (ou “Vergonha do perfeito”, em tradução livre).
“Decidimos concentrar em nossas famílias, para examinar o que significa ser uma família no mundo de hoje. Estávamos cansados de ver as fotos que mostram apenas crianças felizes, sorridentes e limpas, em interiores imaculados ou campos banhados pelo sol. Sabíamos que não era com isso que nossas vidas pareciam e pensamos que haveria outros lá fora que também ansiavam por representações mais honestas da vida familiar”, comentou Lacey Monroe, uma das fundadoras do projeto ao The HuffPost.
Atualmente, o projeto, que é colaborativo, reúne imagens de biográficas que mostram a ‘verdadeira parentalidade’, como casas desarrumadas, crianças sujas e ambientes caóticos. Com seu trabalho, o grupo também faz uma crítica feroz à publicidade e o impacto sobre a vida das famílias:
“Os anúncios são feitos para nos fazer sentir que algo está faltando, e que só através da compra de tal e tal item que seremos capazes de parecer jovens, magros e bonitos, além de manter uma casa impecável com decoração invejável e cozinhar pratos gourmet para as refeições, tudo isso enquanto nossos filhos estão felizes envolvidos com atividades que são enriquecedoras e educativas”, comentou Monroe.
Confira imagens do projeto:
Leia também:
- Dia a dia da maternidade: ilustrações mostram rotina de mães
- Mãe e Youtuber: Hel Mother fala sobre maternidade e trabalho
- O ‘Lado B’ da maternidade: quem acolhe a mulher quando ela está ferida?
Com informações de The Huffington Post.