Campanha mostra reação de crianças ao descobrirem do que é feito o suco de caixinha

23/04/2015 21:10 / Atualizado em 04/05/2020 17:13

A campanha “Agite (se) antes de beber” foi criada pelo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e pretende chamar a atenção das famílias para o consumo excessivo de sucos industrializados.

No vídeo, quatro crianças são convidadas a desvendar as informações dos rótulos e descobrir o que tem dentro daquelas caixinhas.  “Por que tem suco de maçã no suco de uva? Não faz sentido”, conclui Gabriel, de 7 anos.

Para esclarecer a dúvida do Gabriel e de outros milhares de consumidores, o Idec analisou 31 marcas com o objetivo de verificar se os produtos cumprem os principais requisitos de qualidade. O resultado: verificou-se que a quantidade de fruta em 10 produtos (32%) foram reprovados: eles simplesmente não contêm o teor de polpa ou suco de fruta exigido por lei. Segundo a norma atualmente em vigor, o percentual mínimo de fruta varia de 20% a 40%, dependendo do sabor do néctar.

O Idec disponibiliza aqui diversas dicas, publicações e o que diz a legislação brasileira sobre o assunto.

Perigo

Além de ganho de peso, o consumo de produtos com tanto açúcar cria um “padrão doce”, que se torna um critério que o consumidor espera de outras bebidas em termos de sabor. Ou seja, as pessoas passam a achar mais gostoso uma bebida muito doce, em vez da natural. “Esse comportamento ocorre mais entre as crianças, que já nascem com uma preferência maior pelo sabor adocicado. Futuramente, isso pode se refletir na relação delas com os alimentos, caso outros sabores não sejam estimulados”, alerta Ana Paula, do Idec.