Edital busca projetos voltados à educação integral

O Fundo Itaú Excelência Social prorrogou as inscrições até o dia 31 de agosto para edital que visa apoio financeiro a projetos de ONGs voltados à educação integral.  Além de “Educação Infantil”, o programa também busca projetos em outros dois eixos temáticos: Educação para o Trabalho e Educação Ambiental.

Como pré-requisitos para participação, as ONGs realizadoras dos projetos, além de terem projetos que se encaixem nos eixos temáticos, devem: ter orçamento anual igual ou superior a R$ 160 mil, e serem responsáveis pelo desenvolvimento de programas que estejam em execução há mais de dois anos, sem interrupções. Além disso, os programas devem ser voltados tanto ao atendimento direto às crianças, adolescentes e/ou jovens, como à formação de educadores.

Assim, a educação integral propõe um olhar mais acolhedor, participativo e coletivo à infância, partindo do entendimento de que o desenvolvimento da criança, um ser multidimensional, é um processo que acontece ao longo de toda a vida e permeia todas as suas experiências.

O Fundo, criado em  2004, disponibiliza 50% de sua taxa de administração para projetos com esse objetivo, e a meta é que, até o final do ano, R$ 29 milhões tenham sido investidos em programas sociais. “Entre os aspectos observados para a seleção estão a capacidade de gestão da ONG, a sustentabilidade financeira do projeto, a relevância do programa para o contexto local e o seu potencial de transformação”, explica a Coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Cláudia Sintoni.

As inscrições podem ser realizadas aqui.