Elas podem tudo! Curso de Geologia e Paleontologia para meninas
Coordenado pelo Museu Nacional da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, o curso de extensão “Meninas com Ciência: Geologia, Paleontologia e Gênero no Museu Nacional” chegou a sua segunda edição. As aulas são ministradas por biólogas, astrônomas, geólogas e educadoras e acontecem no mês de setembro aos sábados (dias 2, 16, 23 e 30), das 9h30min às 17h, no Museu Nacional no Rio de Janeiro (Quinta da Boa Vista – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ)
Voltado para meninas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, o objetivo do projeto é discutir o papel das mulheres nas Ciências, incentivar a curiosidade sobre Geologia e Paleontologia, abordar o processo de construção do conhecimento nesses campos e divulgar os trabalhos desenvolvidos por mulheres nestas áreas.
As interessadas podem se inscrever até o dia 7 de agosto neste link. O resultado do sorteio será divulgado no dia 10 de agosto, quinta-feira , por meio de transmissão ao vivo na página do Facebook do Museu.
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
- Stopover: conheça 2 destinos pagando apenas uma passagem
- Só hoje: Gol tem passagens em promoção a partir de R$ 160
- 3 destinos exóticos na Ásia que você precisa conhecer
Confira o conteúdo do curso
–Mulheres na Ciência: apresentação das pioneiras em Geologia e Paleontologia; discussão sobre a representação de cientistas mulheres em divulgação científica e na mídia tradicional; discussão sobre os sonhos das meninas, identificar se a carreira científica estaria nos planos; abordar o crescimento do papel feminino na pesquisa brasileira dos últimos anos.
–Geologia: manipulação de minerais e rochas didáticos, abordando como se formam os minerais, classificação dos grupos, Gemas, identificação de minerais e principais usos. Tipos de rochas, minerais formadores de rochas, como reconhecer as rochas, principais usos das rochas. Discussão com a pesquisadora sobre o trabalho de uma Geóloga e a crescente presença feminina nesta área.
–Exogeologia: origem dos corpos extraterrestres; como encontramos e reconhecemos meteoritos?, discussão sobre a rotina das pesquisas em meteorítica e trajetória da pesquisadora até tornar-se astrônoma.
–Paleobotânica: manuseio de fósseis didáticos, ensinando como as plantas se tornam fósseis; importância dos estudos; visita ao laboratório e discussão sobre a rotina em campo e o papel das mulheres na Paleobotânica do Brasil.
–Paleopalinologia: o que é Paleopalinologia e para que serve. Visita ao laboratório com visualização de lâminas com microfósseis. Discussão sobre a rotina de trabalho e a presença das mulheres nesta área.
–Paleovertebrados: visita aos laboratórios, com fósseis acessíveis; atividade lúdica para reconhecimento dos grupos de vertebrados fósseis; discussão com a pesquisadora sobre a rotina de trabalho e carreira.
–Preparo de fósseis de vertebrados: visita ao laboratório, atividade lúdica sobre replicas de fósseis, importância do preparo dos fósseis para os estudos, discussão sobre a rotina de trabalho e a presença feminina nesta área.