“Meu filho mente”: veja como lidar quando isso acontece

Entenda o que pode levar à mentira e quando ela é prejudicial

Por: Personare | Comunicar erro

A partir dos seis meses, o bebê já é capaz de chorar apenas para chamar a atenção dos pais. Um choro verdadeiro diz que a criança está cansada, com dor, fome, ou se está se sentindo só ou desconfortável. Quando tudo está dentro do estado de normalidade, o bebê usa o choro como estratégia para chamar a atenção.

Mas como identificar esse choro falso? Os pais logo percebem, quando o choro vem acompanhado de pequenas pausas, momentos em que a criança está verificando se a estratégia funcionou. Não se pode dizer que se trata de uma mentira consciente, mas são sinais da percepção do bebê saber que o choro funciona já que é sua única maneira de expressar uma insatisfação ou fazer uma reivindicação.

COMO LIDAR COM FILHOS QUE MENTEM?
Entenda o que leva uma criança ou adolescente a mentir

Quando a mentira é prejudicial?

A mentira prejudica quem mente quando se torna frequente, isso porque para a primeira se manter é necessário contar outras que dão sustentação para a história, podendo gerar consequências nefastas. E ela não causa dano apenas para a pessoa que mentiu, como também para quem foi alvo dela.

A proliferação das fake news acaba manchando a reputação de inocentes, comprometendo suas honras, destruindo suas vidas. Por outro lado, notícias mentirosas amenizam verdades monstruosas, deixando as pessoas perdidas e desconfiadas. Mas o que normalmente ocorre é que mentimos para sermos gentis, evitarmos explicações demoradas, para esconder nossa intimidade, para nos livrarmos de alguma situação grave ou mesmo para obtermos simpatia de alguém ou de um grupo.

É desde a infância que se constroem valores humanos, as relações de confiança e o respeito às normas sociais. Observar o desenvolvimento dos pequenos e compreender as fases de amadurecimento é um grande passo para que cresçam emocionalmente saudáveis, capazes de encontrar soluções criativas e éticas para os impasses.

Continue lendo para saber a diferença entre mentira e fantasia e o porquê os adolescentes mentem.

Texto produzido por Celia Lima e publicado no Personare.

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …