Montessori é mais que brinquedo, é uma forma de olhar a criança

21/11/2017 19:08 / Atualizado em 26/03/2020 16:21

Muitas famílias se interessam pela pedagogia Montessoriana, ou método Montessori. Mas, para além do colchão no chão e da organização dos brinquedos na altura dos olhos da criança, é preciso entender que o método montessoriano vai muito além dos brinquedos e propostas de organização do espaço. Trata-se de uma maneira de olhar para a criança.

“Lembre-se, primeiro deve começar por sua transformação interna. Cultive a paciência, o ritmo de vida tranquilo, a serenidade e aprenda a controlar a raiva e a ira”, sugere o site.
“Lembre-se, primeiro deve começar por sua transformação interna. Cultive a paciência, o ritmo de vida tranquilo, a serenidade e aprenda a controlar a raiva e a ira”, sugere o site.

O site Criando com Apego compartilhou quatro dicas, propostas de reflexão, sobre esse olhar. São sugestões para colocar em prática no dia a dia da criação dos filhos. Confira:

  • Fale com seu filho como gostaria que falassem com você. Explique-lhe com carinho as consequências naturais de suas condutas, ou deixe que ocorram por si mesmas. Não o ameace ou premeie para tentar modificar seu comportamento. Trate-o com respeito, falando-lhe desde sua altura e sendo compreensiva com ele.
  • Não ajude quando não é preciso. Deixe que a criança se esforce e consiga as coisas por ela mesma.
  • Ambiente preparado na casa que facilite sua autonomia. Percorra sua casa adotando a altura de seu filho. Pense soluções que sejam úteis para que ele mesmo possa comer, se vestir, brincar de forma autônoma, sem necessidade de pedir ajuda.
  • Dê exemplo com suas condutas. Mostre-se respeitosa e paciente com as outras pessoas e com seu entorno. Atitude positiva diante dos problemas.

“Lembre-se, primeiro deve começar por sua transformação interna. Cultive a paciência, o ritmo de vida tranquilo, a serenidade e aprenda a controlar a raiva e a ira”, sugere o site.

Com informações de Criando com apego.

Leia também: