#PõenoRótulo reivindica que Anvisa mantenha prazo para empresas atualizarem informações em rótulos
Quando falamos em criar um filho, não há dúvida de que a alimentação é uma das maiores preocupações das famílias. Mas, como garantir uma alimentação saudável e nutritiva quando as empresas de alimentos não divulgam a composição real de seus produtos nos rótulos? Essa causa, garantir o acesso à informação e o direito à saber exatamente o que se está consumindo, é a causa da campanha #Põenorótulo.
E o assunto é sério e a falta de informações corretas nos rótulos vem causando danos à saúde de crianças e adultos. Para se ter uma ideia, a prevalência das alergias alimentares vem crescendo ao redor do mundo e, no Brasil, estima-se que afeta entre 6 e 8% das crianças e cerca de 2% da população adulta. Os estudos ainda indicam que as alergias estão atingindo mais pessoas, ficando mais persistentes e com reações mais graves.
Agora, a campanha pauta uma mobilização para pressionar a Anvisa, órgão que regula a indústria alimentícia, para que ela não adie o prazo estipulado em julho do ano passado, para as empresas divulgarem as informações corretas nos rótulos de alimentos alérgenos. Essa decisão será tomada amanhã, dia 1 de junho, em uma reunião pública na sede da entidade.
- 4 dicas práticas para controlar o colesterol alto
- Anvisa alerta para cuidados ao adquirir fórmulas infantis pela internet
- Anvisa proíbe balas de marca famosa por risco de contaminação
- Alimentos ultraprocessados podem causar 32 doenças; como identificar?
Representantes da campanha Põe no Rótulo estarão lá, reivindicando o direito do consumidor de saber o que está consumindo. De acordo com o código de defesa do consumidor, é dever das empresas informarem o consumidor corretamente. “É isso o que o Põe no Rótulo pede: informação”, defende a advogada Cecilia Cury, doutora em Direito Constitucional pela PUC/SP, fundadora e coordenadora do Põe no Rótulo.
Diversas organizações da sociedade civil apoiam a causa e já assinaram uma carta aberta reconhecendo a importância do movimento e reforçando a necessidade da manutenção do prazo, são elas: ASBAI, Instituto Alana, Akatu, IDEC, Instituto Pro Bono e ACT+.
O movimento pede o apoio de todos à causa. Amanhã, vamos divulgar o vídeo da campanha, usando as hashtags #poenorotulo #naoprorrogaanvisa #industriaparaqtafeio #direitoainformacao #anvisa.
Leia mais: Põe no rótulo! Embalagens deverão informar sobre alimentos que causam alergia