Aids 2024: Projeto PrEP na Rua, que foca na expansão do acesso à profilaxia em São Paulo, é destaque na Conferência Internacional de Aids
Projeto da Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo leva serviços especializados em HIV e outras IST para além das unidades de saúde
Nesta quarta-feira (24), na Conferência Internacional de AIDS, que ocorre de 22 a 26 de julho em Munique, Alemanha, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, apresentou o projeto PrEP na Rua no saguão de exibição de pôsteres.
Criado em 2018 como parte de uma série de otimizações no acesso aos serviços especializados em IST/Aids, o projeto PrEP na Rua visa alcançar espaços além das unidades de saúde. Inicialmente, o projeto foi implementado por cinco serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME-IST/Aids) de São Paulo. Atualmente, todas as 27 unidades convencionais participam do projeto, oferecendo testagem, prevenção, diagnóstico e início do tratamento em locais de grande circulação ou estrategicamente selecionados para promover o acesso entre populações socialmente vulneráveis.
Além disso, as ações também disponibilizam preservativos internos e externos, sachês de gel lubrificante e kits autoteste de HIV gratuitamente para a população. Dessa forma, é possível inserir a prevenção no cotidiano das pessoas e aproximá-las das estratégias disponíveis na capital.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
“O projeto PrEP na Rua amplia o acesso às Profilaxias Pré e Pós-Exposição ao HIV (PrEP e PEP)”, observa Adriano Queiroz, coordenador de Prevenção da Coordenadoria de IST/Aids, “Assim, é possível diminuir barreiras e promover autonomia de gerenciamento em relação à saúde sexual, sobretudo para as populações mais vulnerabilizadas”.
Ao todo, durante o ano de 2023, foram realizadas cerca de 370 edições do projeto. De janeiro a junho de 2024, por sua vez, já ocorreram mais de 600 ações em todas as regiões da cidade. Dessa forma, as unidades se mobilizam para que os serviços sejam ofertados em locais de grande circulação e horário alternativos praticamente todos os dias do ano. Além disso, o projeto é responsável, atualmente, por mais de 10% dos novos cadastros de PrEP da capital, que já somam mais de 46 mil registros.
Causador da redação da Agência de Notícias da Aids