Banco lança contra-algoritmo para apresentar diversidade musical

Ação do Itaú para o Rock in Rio usa inteligência artificial para mapear preferências de usuário no Spotify e sugerir novas canções e artistas

Em parceria com qsocial
01/10/2019 16:13

O mundo está polarizado e parte da responsabilidade é dos algoritmos, que conduzem as pessoas pelos mesmos caminhos e para as mesmas respostas. Mas e se a inteligência artificial fosse usada para proporcionar novas experiências e descobertas e, assim, valorizar culturas e hábitos diferentes do seus?

Pois esse é o mote da campanha “Contra-Algoritmo”, que apresenta aos fãs de música opções que não fazem parte de suas playlists habituais.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

https://www.youtube.com/watch?v=3rSIFw5gFVg

A ferramenta foi criada pela agência Africa para o Itaú Unibanco, patrocinador do Rock in Rio 2019. E funciona no sentido inverso dos algoritmos tradicionais, que se baseiam nos gostos usuais das pessoas, para tirá-las de suas bolhas musicais.

Ao fazer login na plataforma com a conta do Spotify (serviço de streaming digital), o usuário tem acesso a artistas e músicas alinhados ao seu estilo. Mas que não estão em suas preferências.

Na prática, o Contra-Algoritmo substitui os 50 artistas mais ouvidos pela pessoa por nomes elencados para os palcos do festival. E prepara uma playlist com esses sons de atrações do Rock in Rio.

O sistema também destaca o line-up da atual edição do Rock in Rio. Informa ainda a agenda do evento, que se encerra no dia 6 de outubro.

Fora da bolha com as atrações do Rock in Rio

O mote da campanha é: “Quem busca as diferenças se encontra”.

Os artistas do Rock in Rio convidam você para um passeio musical fora da caixa
Os artistas do Rock in Rio convidam você para um passeio musical fora da caixa - Divulgação/Itaú

Ela busca mostrar que é bom sair da bolha de vez em quando. E isso vale também para o gosto musical.

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