Conferência em Munique: Agência Aids produz o documentário “Global Village 20 anos – Aids, As Respostas das ONGs do Mundo”
Agência realiza cobertura do evento desde 2004 e produzirá filme da edição 2024 em parceria com o SescTV
Munique, na Alemanha, sediará a 25ª Conferência Internacional de Aids, que vai acontecer entre os dias 20 e 26 de julho. A cidade, capital da Bavária, que é conhecida pela celebração anual Oktoberfest e pelas cervejarias, receberá pesquisadores, médicos, cientistas, ativistas, executivos da indústria farmacêutica, gestores em conferências, apresentações de trabalhos e trocas de ideias, muitas, tendo o HIV e a Aids como temas principais das discussões. A Agência Aids vai cobrir a Conferência e, em parceria com o SescTV, produzirá o documentário “ “Global Village 20 anos: Aids, As Respostas das ONGs do Mundo”
Registro da atuação dos ativistas acontece desde 2012
O primeiro filme sobre o tema foi produzido durante a Conferência de 2012 em Washington (EUA). O segundo foi gravado no evento em Melbourne, Austrália, em 2014. Os dois documentários foram exibidos no Brasil pela TV Cultura e podem ser encontrados no SescTV.
“É a primeira vez que produzimos um documentário em parceria com o SescTV. Para nós este é um momento muito importante porque a parceria com o Sesc São Paulo, através desta produção, nos auxiliará a mostrar as contribuições e os avanços que a atuação de ativistas do mundo todo trouxeram como resposta a pandemia”, comenta Roseli Tardelli, que concebeu o projeto.
- Aids 2024: Projeto PrEP na Rua, que foca na expansão do acesso à profilaxia em São Paulo, é destaque na Conferência Internacional de Aids
- Aids 2024: Mulheres vivendo com HIV em diferentes países enfrentam violações de direitos sexuais e reprodutivos, revela relatório da ICW
- Parada do Orgulho 2024 conscientiza sobre voto pelos direitos LGBT+
- 40 anos da Aids no mundo: estigma, ativismo e evolução científica
A intenção é revelar histórias impactantes, como a de Maira Zacarias, da Guatemala, que contraiu HIV de seu falecido marido. Após seu filho ser discriminado na escola local, Maira iniciou um ativismo vigoroso, lutando pelos direitos de sua família.
A Aldeia Global (Global Village) é um espaço dinâmico e diversificado onde ativistas e representantes de ONGs de todo o mundo se encontram, interagem, aprendem e trocam experiências.
“20 anos do Global Village: Aids, As Respostas das ONGs do Mundo” foi concebido e será dirigido por Roseli Tardelli em parceria com a jornalista e diretora de TV, Margarete Noé. A captação de imagens vai ser realizada por Bianca Duarte, especialista em audiovisual. A jornalista Talita Martins é a responsável pelas pesquisas e pós-produção.
Cobertura da Agência Aids será feita em parceria com os portais IG e Catraca Livre
Desde sua criação, a Agência Aids cobre as conferências internacionais realizadas pela International Aids Society. A primeira conferência que a Agência acompanhou foi em 2004, em Bancoc. Naquele evento a TV Cultura veiculou boletins produzidos pelo portal. Assim, sucessivamente diferentes veículos de comunicação de abrangência nacional receberam as informações da Agência: Sistema Brasileiro de Televisão, Globonews, Rádio Eldorado, Rádios que fazem parte do Sistema EBC.
A Agência de Notícias da Aids vai cobrir esta edição da Conferência com o apoio do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) e da Coordenadoria Municipal de IST/Aids de Sã0 Paulo. Os portais jornalísticos IG e Catraca Livre receberão informações da Agência Aids sobre a Conferência.
“Quanto mais parceiros conseguirmos trazer para a cobertura jornalística, mais pessoas poderemos alcançar. É importante que o tema do HIV/aids esteja presente no dia a dia das pessoas para que a prevenção seja constantemente lembrada”, afirma Roseli.