Conheça 3 projetos sociais para ser voluntário
Cerca de 56% dos brasileiros já realizaram alguma atividade voluntária
A Pesquisa Voluntariado no Brasil, de 2021, revelou que cerca de 56% dos brasileiros já realizaram alguma atividade voluntária ao longo da vida. Desse total, 34% dizem estar ativos no trabalho voluntário e 12% atuam regularmente.
Existem projetos sociais dos mais variados segmentos, desde aqueles que atuam com animais, até idosos. Com isso, as pessoas que têm interesse em exercer o voluntariado, podem escolher as ações que mais se identificam.
Conheça 3 projetos sociais para ser voluntário:
- Filha de sacoleira, empresária cria projeto para dar oportunidade a meninas periféricas
- Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo recebe apresentação da Cia Circo Bem Bolado
- Projeto forma vítimas de violência doméstica para trabalhar na construção civil
- Inspirado nas clínicas públicas de Freud, projeto Favela de Psicanálise populariza formação terapêutica
1.Hamburgada do Bem
Criada em 2015, a Hamburgada do Bem é uma ONG que tem como objetivo proporcionar um dia de diversão e informação para crianças em comunidades carentes. Hoje, a iniciativa já ajudou 200 mil crianças, em seis países, com mais de 80 mil voluntários participantes.
O projeto atua em cidades como Guarulhos, onde nasceu, e São Paulo, e países do Mercosul, como Argentina e Uruguai. Além disso, a Hamburgada do Bem oferece aos voluntários a oportunidade de atuarem na recreação, junto com as crianças, na cozinha preparando os lanches, no apoio, fotografia e, para quem é dentista ou estuda odontologia, o sorriso do amor.
Para mais informações sobre como participar, acesse: https://www.hamburgadadobem.com.br
2.Projeto Orsi
O Projeto Orsi nasceu em 2011, com o nome Natal Solidário Família Orsi, quando Alexandre Orsi Filho, após se recuperar de um linfoma. Nos primeiros nove anos, a iniciativa se dedicou a apoiar abrigos que acolhem crianças e adolescentes na zona oeste de São Paulo, porém na pandemia o Projeto Orsi cresceu de maneira considerável, com ajuda de colaboradores e voluntários, e deixou de ser algo sazonal.
A partir disso, o projeto foi regularizado com uma ONG e hoje tem ações ao longo do ano prestando suporte a comunidades, abrigos, creches e asilos, além de atender pessoas em situação de rua por toda São Paulo.
Para saber como participar e doar, acesse: https://www.instagram.com/projeto.orsi/ ou pelo email [email protected]
3.SOS Gatinhos
Desde 2001, o projeto SOS Gatinhos resgata, trata, castra, vacina e procurar bons lares para os felinos. Criado pela carioca Leila Barbosa, a iniciativa, além de receber doações, também aceita voluntários para ajudar em sua sede, na zona leste de São Paulo.
Os voluntários podem ajudar com a limpeza do local, dos arranhadores e gaiolas de isolamento, além de ajudarem na escovação e higiene dos gatinhos.
Quer saber mais? Acesse: https://www.sosgatinhos.com.br