De olho na democracia, Politize! forma lideranças para atuarem em todo o país
Educação política é feita através de conteúdos e oficinas e visa garantir a pluralidade do diálogo
Maíra Carvalho
Politize! é uma organização da sociedade civil que promove educação política e forma lideranças pela democracia em todo Brasil. A organização surgiu em 2015, sob o impacto das grandes manifestações de 2013, mais conhecidas como Jornadas de Junho. “Ali nós percebemos que as pessoas eram indivíduos, mas não eram cidadãs e cidadãos, não sabiam como participar da política, nem o que significava democracia”, lembra-se Luiza Câmara, gestora de comunicação da Politize!.
Atuando em diversas frentes, a organização iniciou suas atividades com a produção e divulgação de conteúdo. Com publicações sobre reforma tributária, distribuição de votos por partidos e abuso de poder político, o objetivo é difundir conhecimento sobre sistemas políticos de maneira plural.
- Curso gratuito de Libras em SP abre 1,5 mil vagas
- 7 soft skills que são essenciais para você ter no currículo se quiser um trampo melhor
- Enem 2024: 8 dicas essenciais para a reta final do exame
- UFRGS oferece mais de 70 cursos gratuitos online
Seus textos sobre Comunismo e Nazismo, por exemplo, até hoje configuram entre os mais acessados da rede. Atualmente, além dos conteúdos, a Politize! também promove formação política e mobilização de lideranças jovens. Através do Programa Embaixadores Politize!, a organização foca na cidadania para formar pessoas capazes de resolver problemas públicos.
A formação inclui aulas sobre ideologia política e partidária, criação de leis, orçamento público, entre outros. Após esse contato com os conceitos da política institucional, o foco é o diálogo plural. Utilizando a metodologia da Comunicação Não Violenta, espera-se que as pessoas com visões de políticas diferentes aprendam a conversar entre si.
Fundada pelos administradores Diego Calegari e Gabriel Marmentini, o portal da Politize! já produziu e divulgou mais de 3 mil conteúdos sobre política e democracia, entre textos, vídeos, infográficos, webinários e cursos. Com nome imperativo, também formou cerca de 2.500 pessoas em educação cidadã e criou 600 propostas de políticas públicas.
O aplicativo “Mais 60”, por exemplo, foi criado nesse contexto por lideranças de Fortaleza (CE). Com objetivo de facilitar o acesso da população de terceira idade aos serviços públicos locais, o aplicativo foi aprovado no Legislativo e aguarda aprovação do Executivo para ser implementado.
Para Luiza, esse é um exemplo promissor de como a Politize! opera. “Quando formamos uma liderança cidadã e oferecemos ferramentas que incentivam a criação de políticas públicas, estamos formando uma pessoa capaz de resolver um problema de interesse comum”, afirma.
Sem orientação partidária e mantendo uma neutralidade ideológica política em seus conteúdos, a Politize! não visa formar e lançar candidatos. “Defendemos a liberdade de expressão na imprensa, o respeito às leis e instituições e que as eleições sejam justas, limpas e inclusivas”, afirma Luiza Câmara.
Para ela, o importante é que diferentes partidos possam manter uma comunicação plural e que a polarização política no Brasil diminua: “Aqui não lançamos candidatos, trabalhamos com indivíduos para que eles se tornem cidadãos, e se em algum momento essa pessoa decidir se candidatar, estará capacitada para ser um servidor público preparado para o diálogo e para a construção de políticas públicas mais justas para sua cidade”, finaliza.
Quer apoiar essa causa?
Visite o site da Politize! e siga suas redes sociais: Instagram, YouTube e Linkedin.
Maíra Carvalho – Lupa do Bem
Causadora de Educação