Empresa de marcenaria funda instituto social e aumenta em 88% a renda familiar de pessoas ajudadas

O Instituto Leo Social é uma instituição sem fins lucrativos que tem como propósito a inclusão produtiva e a moradia digna

Conteúdo por Lupa do Bem
09/09/2024 14:31

 Neuza Nascimento

Empresa de marcenaria funda instituto social e aumenta em 88% a renda familiar de pessoas ajudadas
Empresa de marcenaria funda instituto social e aumenta em 88% a renda familiar de pessoas ajudadas - Instituto Leo Social

Braço social da empresa Leo Madeiras, o Instituto Leo Social é uma instituição sem fins lucrativos que tem como propósito a inclusão produtiva e a moradia digna, além do incentivo à sustentabilidade do setor da marcenaria no Brasil. 

Com sede em Barueri, região metropolitana da Grande São Paulo, a principal iniciativa do Leo Social é a Escola da Marcenaria, com cursos de formação técnica em marcenaria e desenvolvimento pessoal. O público atendido são pessoas em vulnerabilidade social a partir dos 18 anos, interessadas em se desenvolver profissionalmente em marcenaria. 

Fernanda Canal, diretora do Leo Social, comenta sobre o início da empreitada em 2006: “A liderança foi inspirada pelo trabalho da ‘Oficina de gestão para a sustentabilidade’, que aconteceu durante a conferência internacional do Instituto Ethos – ‘O papel da empresa socialmente responsável numa sociedade sustentável’ –, onde a Leo Madeiras foi citada como exemplo”.  

O Instituto Leo Social é uma instituição sem fins lucrativos que tem como propósito a inclusão produtiva e a moradia digna
O Instituto Leo Social é uma instituição sem fins lucrativos que tem como propósito a inclusão produtiva e a moradia digna - Instituto Leo Social

Na época da criação do Instituto, já existiam iniciativas e projetos voltados para a sustentabilidade do setor da marcenaria: no aspecto ambiental com a certificação FSC – Forest Stewardship Council (em português, Conselho de Manejo Florestal); no aspecto social, dando acesso aos marceneiros à formação em gestão e novas linhas de crédito; e no aspecto econômico, gerando novos negócios para a marcenaria, através de serviços que ajudavam nas vendas. 

Com isso, a Leo Madeiras entendeu que a nova iniciativa social deveria estar dentro do guarda-chuva da busca pela sustentabilidade da marcenaria, e na formação de novos marceneiros, preenchendo uma lacuna que já havia, na época, de falta de mão de obra qualificada no setor. 

Quer apoiar essa causa?

Siga o projeto no Facebook e no Instagram. Para obter mais informações ou para adotar um aluno através de doações, acesse a página do instituto clicando aqui.

 

Neuza Nascimento – Lupa do Bem

Causadora de Educação