Empresa de marcenaria funda instituto social e aumenta em 88% a renda familiar de pessoas ajudadas
O Instituto Leo Social é uma instituição sem fins lucrativos que tem como propósito a inclusão produtiva e a moradia digna
Neuza Nascimento
Braço social da empresa Leo Madeiras, o Instituto Leo Social é uma instituição sem fins lucrativos que tem como propósito a inclusão produtiva e a moradia digna, além do incentivo à sustentabilidade do setor da marcenaria no Brasil.
Com sede em Barueri, região metropolitana da Grande São Paulo, a principal iniciativa do Leo Social é a Escola da Marcenaria, com cursos de formação técnica em marcenaria e desenvolvimento pessoal. O público atendido são pessoas em vulnerabilidade social a partir dos 18 anos, interessadas em se desenvolver profissionalmente em marcenaria.
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Fernanda Canal, diretora do Leo Social, comenta sobre o início da empreitada em 2006: “A liderança foi inspirada pelo trabalho da ‘Oficina de gestão para a sustentabilidade’, que aconteceu durante a conferência internacional do Instituto Ethos – ‘O papel da empresa socialmente responsável numa sociedade sustentável’ –, onde a Leo Madeiras foi citada como exemplo”.
Na época da criação do Instituto, já existiam iniciativas e projetos voltados para a sustentabilidade do setor da marcenaria: no aspecto ambiental com a certificação FSC – Forest Stewardship Council (em português, Conselho de Manejo Florestal); no aspecto social, dando acesso aos marceneiros à formação em gestão e novas linhas de crédito; e no aspecto econômico, gerando novos negócios para a marcenaria, através de serviços que ajudavam nas vendas.
Com isso, a Leo Madeiras entendeu que a nova iniciativa social deveria estar dentro do guarda-chuva da busca pela sustentabilidade da marcenaria, e na formação de novos marceneiros, preenchendo uma lacuna que já havia, na época, de falta de mão de obra qualificada no setor.
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Neuza Nascimento – Lupa do Bem
Causadora de Educação