Estudantes de escola pública do RJ recebem formação em TI de empresa indiana
A iniciativa faz parte do projeto de intercâmbio cultural Brasil-Índia nas Escolas, realizado em parceria com o Consulado da Índia, no Rio de Janeiro
Neuza Nascimento
A ManageEngine, divisão da Zoho Corporation, uma das principais fornecedoras de soluções de gerenciamento de tecnologia de informação empresarial, lançou o projeto “Learn IT with ManageEngine” no dia 24 de julho, em evento no Colégio Estadual Jornalista Maurício Azêdo, localizado no bairro do Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. O curso teve início dia 14 de agosto de 2024.
O colégio atende a estudantes, em geral, privados de oportunidades de carreira devido ao enfrentamento de desafios socioeconômicos. Agora, com a implantação do curso, a empresa indiana quer incentivar o aprendizado e o interesse dos participantes em carreiras relacionadas à tecnologia da informação, promovendo uma verdadeira imersão e intercâmbio cultural. Após a capacitação, cada participante receberá um certificado de uma grande empresa indiana de tecnologia, o que vai prepará-los para, num futuro próximo, trabalharem na área.
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
- Hábitos diários para ajudar a reduzir o risco de demência
- Pesquisa revela o que os brasileiros consideram essencial ter em voos longos
- Saiba identificar sintomas de autismo em adultos
Embora as carreiras em TI estejam em alta, a indústria ainda enfrenta escassez de talentos nessa área. Estudos indicam que, até 2025, devem surgir quase 800 mil vagas de emprego em áreas de alta demanda, mas ainda há poucos profissionais para preencher esses postos de trabalho.
Ao investir na formação de jovens profissionais, a ManageEngine pretende contribuir para o desenvolvimento do setor no Brasil, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia. O curso, com duração de 30 horas divididas em 15 aulas de 2 horas cada, foi voltado para jovens de 15 a 17 anos e ministrado por especialistas da ManageEngine, com a introdução dos alunos aos conceitos fundamentais da área.
A iniciativa faz parte do projeto de intercâmbio cultural Brasil-Índia nas Escolas, realizado em parceria com o Consulado da Índia, no Rio de Janeiro, com a Associação Friends of India e a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro.
“A longo prazo, vejo mais uma janela de oportunidades se abrindo para meus alunos. Olho como um acontecimento que, sem sombra de dúvida, será um diferencial no currículo de cada um deles. A Favela do Caju é muito carente de oportunidades. Aqui, há muitos talentos e alunos incríveis, mas faltam chances para serem aproveitados”, avalia Mônica Azevedo, diretora do Colégio.
O Gerente de Relações Públicas da ManageEngine no Brasil, Venkatesan, afirmou que suas expectativas para o programa são altas, pois considera essa iniciativa muito necessária.
“Neste momento, os estudantes precisam de habilidades para prosperar na vida, por isso essa é uma iniciativa muito importante, que está proporcionando muitas chances. Os estudantes precisam ser qualificados porque, no final das contas, se você precisa sobreviver, as habilidades são fundamentais Os estudantes precisam dessas oportunidades para que possam melhorar essas habilidades”, disse Venkatesan.
Neuza Nascimento – Lupa do Bem
Causadora de Educação