Experiência mostra o que une torcedores de times diferentes
Em campanha, LaLiga reúne fãs e tem resposta surpreendente à questão: 'o futebol divide ou aproxima?'
Junte 42 torcedores de times diferentes. Todos em um mesmo ambiente. Então, pergunte: o futebol nos divide ou nos aproxima?
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
Assim como boa parte das pessoas que responderam à pergunta acima, espanhóis também chutaram que a diferença os afastaria. Pelas razões mais diferentes possíveis.
Houve quem respondesse: “quanto mais longe meus rivais estão, melhor”. E quem julgasse que a paixão que o torcedor de um determinado time sente é diferente da de outro.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
“No mundo do futebol, os fãs tendem a desenvolver um forte sentimento de pertencimento. Às vezes, isso os leva a rejeitar pessoas que não fazem parte do mesmo círculo”, avalia o psicólogo Manoel Oliva no vídeo.
E se esses mesmos fãs de times diferentes fossem colocados no mesmo lugar, com roupas pretas e convidados a participar de uma experiência?
Assista ao vídeo abaixo para saber o que aconteceu.
As pulseiras colocadas em cada um deles mediu os batimentos cardíacos. Um telão apresentava em tempo real a variação de cada um dos 42 participantes.
Times diferentes coordenados
O compositor Lucas Vidal, que escreveu a música usada pela LaLiga, coordenou os voluntários em uma série de exercícios musicais – palmas, batidas de pé e canto.
“Cantar uma mesma canção com outros faz com que os corações batam compassados”, diz o “maestro” desse time. A sincronização chegou a 100%.
A experiência, realizada com base em um estudo da Universidade de Gothenburg, incluiu a parte em que os fãs tiram a camisa preta. E revelam seus times do coração.
“Há mais coisas que nos tornam semelhantes do que a gente imagina”, diz um dos participantes.
A mensagem final é: “quando nos sentimos juntos, nos sentimos mais fortes”.