Rede oferece óculos sem lentes para falar sobre sexo seguro
Experiência da Unimed Curitiba e da agência Bronx questiona falta do uso de preservativos
Um consumidor entra na ótica, atrás de proteção solar para os olhos. Recebe do atendente óculos sem lentes – nem de grau e nem escuras.
A curiosidade bateu para saber por que a Unimed Curitiba fez uma campanha dessas? Então assista ao vídeo abaixo.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
Nele, homens e mulheres vão atrás de óculos de sol. E são atendidos por um vendedor, que apresenta diversas opções.
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Até que são convidados para conhecer um novo modelo, nas mãos de um especialista em proteção. Sorrindo, ele entrega aos consumidores uma armação estilosa, em óculos sem lentes.
A atitude causa estranhamento. Até o momento em que o vendedor entrega um porta-óculos recheado de preservativos e a mensagem: “O hábito de se proteger do sol você já tem. Faça o mesmo com a camisinha”.
A campanha, criada pela agência Bronx, traz reflexões sobre situações cotidianas de proteção.
Mostra que as pessoas sabem se cuidar em diversas situações: usam óculos de sol para preservar a visão e cinto de segurança para se garantir no trânsito.
Mas por que não usam camisinha para se proteger de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis)?
Diariamente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 milhão de casos de ISTs curáveis são registrados na população entre 15 a 49 anos.
No Brasil, os casos de sífilis têm aumentado, assim como as hepatites virais. A camisinha oferece proteção contra essas e outras doenças, como clamídia, gonorreia, herpes genital, HIV e HPV.
Além dos óculos sem lentes
O vídeo com a experiência na ótica foi um dos motes da campanha. Ela ainda contou com peças online voltadas para mídias sociais, focando outros momentos de proteção – como os cintos de segurança no trânsito.
Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, bem como sites jornalísticos, foram as apostas da marca e da agência para a veiculação dos conteúdos.