Projeto social oferece educação e cidadania a crianças e adolescentes

Com cursos de bombeiro mirim, cuidador de idosos, primeiros socorros e capacitação profissional, projeto incentiva a disciplina, educação e o engajamento c

Por Lupa do Bem em parceria com Neuza Nascimento
22/10/2025 09:39

O Instituto Gerando Sonhos oferece formação em primeiros socorros, bombeiro mirim e cursos profissionalizantes
O Instituto Gerando Sonhos oferece formação em primeiros socorros, bombeiro mirim e cursos profissionalizantes - Divulgação

Apesar de administrar um dos maiores orçamentos do estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias convive com um paradoxo: baixos investimentos públicos, especialmente em áreas sociais, culturais e de lazer. De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), o município passou a última década em zona crítica de investimentos, saindo dela apenas em anos eleitorais.

Nesse cenário, iniciativas da sociedade civil tornam-se fundamentais para suprir carências históricas. Um exemplo é o Instituto Gerando Sonhos, fundado em fevereiro de 2024 por Elaine Souza, estudante de licenciatura em educação especial. A ideia nasceu de sua experiência no Núcleo de Defesa e Proteção Civil (NUPDEC), na Taquara, e se ampliou para incluir também crianças, antes não contempladas no projeto original.

O Instituto promove cursos e oficinas que unem cidadania, disciplina, primeiros socorros, meio ambiente e geração de renda, atendendo crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

Formação desde cedo
Entre as principais iniciativas, destaca-se o curso de bombeiro mirim, que ensina crianças e adolescentes a lidar com emergências, identificar riscos, realizar primeiros atendimentos, fazer imobilizações e pedir ajuda em acidentes. Além das habilidades práticas, os alunos aprendem valores como respeito, disciplina e responsabilidade.

A participação no programa também está vinculada ao bom desempenho escolar. Crianças que apresentam notas baixas têm apoio por meio de reforço escolar, além do acompanhamento direto com responsáveis para incentivar o progresso acadêmico.

O Instituto Gerando Sonhos também envolve as famílias em oficinas de artesanato, cuidador de idosos, bombeiro civil e outras atividades, ampliando oportunidades de geração de renda.

Com sede em espaços cedidos pelo Museu Histórico de Duque de Caxias e pela Escola Municipal Professora Maria Batista, as atividades acontecem aos sábados, das 8h ao meio-dia, e já alcançam bairros vizinhos como Nova Campina, Parada Angélica, Santa Lúcia, Imbariê, Barro Branco, além de receber alunos da capital.

Os cursos profissionalizantes para maiores de 18 anos, como bombeiro civil e cuidador de idosos, preparam os participantes para o mercado de trabalho, fortalecendo a inserção em áreas ligadas à segurança, prevenção e cuidado.

O Instituto já transformou a realidade de diversos jovens e adultos da Baixada Fluminense. “Já ajudamos muitas pessoas que estavam no caminho errado, mostrando novas possibilidades por meio da hierarquia e da disciplina. Esse é o propósito que me motiva todos os dias”, afirma Elaine, que faz questão de agradecer ao apoio de Ariel Blanco, essencial para o início da organização.

Como colaborar 
O Instituto precisa de apoio financeiro, que pode ser realizado via Pix (21 9 8273-0864 (Elaine Cristina de Souza)), além de doações de lanches, equipamentos como macas, cadeiras de rodas, muletas, materiais de primeiros socorros (mesmo com validade vencida), bonecos para treinamento e uniformes, usados nas aulas práticas.

Siga o Gerando Sonhos no Instagram e se informe sobre como fazer as doações de materiais.