Telhado Verde Agroecológico preserva a Serra da Misericórdia produzindo e doando alimentos sem agrotóxicos
Projeto tem como objetivo principal preservar a Serra da Misericórdia, que abrange 27 bairros da zona norte do Rio de Janeiro
Neuza Nascimento
O projeto Telhado Verde Agroecológico está há sete anos no bairro Engenho da Rainha, zona norte do Rio de Janeiro, contribuindo para a preservação da Serra da Misericórdia, produzindo e doando alimentos de qualidade, sem agrotóxicos. O projeto também é uma unidade de produção agrícola dentro da cidade do Rio de Janeiro, certificado Bio e participante da Rede Carioca de Agricultura Urbana, do Hortas Cariocas, um programa da Secretaria do Meio Ambiente.
Ricardo Devita dos Santos, 40 anos, nascido e criado no bairro, é o idealizador do projeto, definindo-o como “um local onde trocamos figurinhas e nos auxiliamos, pois, antes de acolher o outro, temos que nos acolher, temos que estar fortes.” Os participantes do projeto fazem visitas mútuas, reuniões, uma série de trocas e, por fim, tentam entender o que está sendo usado na produção do alimento orgânico.
- 5 motivos que levaram Bruno Gagliasso e Gio Ewbank a Praia do Marceneiro
- O que fazer em Paraty? Roteiro de 3 dias para aproveitar ao máximo
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
A agricultura, para Santos, é uma questão familiar. “Minha família veio da roça e, desde garoto, eu olhava para esse espaço onde plantávamos algumas coisas. Já adulto, trabalhei muitos anos como taxista e, um dia, tive uma oportunidade e resolvi mudar. Depois de muitos testes, montei um sistema de aquaponia aqui no território, onde agora fazemos agrofloresta. Usamos a floresta como base para produzirmos alimentos”, explica.
Além da preservação, o Telhado Verde Agroecológico visa a utilização do território de forma social e sustentável, para produzir alimento orgânico para quem vive na localidade, melhorar a qualidade de vida e promover a segurança alimentar dos moradores. Também é uma unidade de educação ambiental, com um trabalho direcionado para crianças, em conjunto com a ONG Dream House. Entre outras ações, ensinam a tratar o lixo, a produzir substrato, a se alimentarem melhor e realizam mutirões de plantio com os pequenos. Além disso, oferecem suporte psicológico para crianças com alguns tipos de distúrbios. O trabalho também inclui mulheres.
Quer apoiar essa causa?
Para doação em dinheiro, use o Pix 104.942.367-44 (CPF).
Para saber mais, siga o Telhado Verde Agroecológico no Instagram.
Neuza Nascimento – Lupa do Bem
Causadora de Educação