16 estados podem conhecer novo governador neste domingo

Dos 20 candidatos que buscam a reeleição, cinco devem ficar fora da disputa no segundo turno

07/10/2018 16:50

Com ampla vantagem sobre o segundo colocado, ex-senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) aparece com 56% das intenções 
Com ampla vantagem sobre o segundo colocado, ex-senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) aparece com 56% das intenções 

- Marcos Oliveira/Agência Senado

Em meio aos mais 146 milhões de votos que definirão 27 governadores nas urnas, em 16 estados a decisão pode acontecer já neste domingo.

Segundo informações do jornal O Globo, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí, no Nordeste, além de Acre, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Roraima e Tocantins contam com um candidato com mais de 50% dos votos válidos.

Entre os partidos que aparecem nesta lista, três estados são do PT, PSB; DEM, PSDB e MDB. Outras quatro siglas também têm um nesta situação: PSD, PCdoB, PHS e PP.

Nordeste petista e provável derrota no Acre

Rui Costa, na Bahia, Camilo Santana, no Ceará, e Wellington Dias, no Piauí, despontam como os grandes favoritos neste primeiro turno e devem ser reeleitos com ampla vantagem em relação aos adversários.

Na Bahia, onde o PT é eleito desde 2007, Rui Costa lidera a disputa com 77% dos votos válidos, segundo o Ibope, enquanto Zé Ronaldo, do DEM, tem 17%. Apesar disso, no Acre, tradicional território do eleitorado petista, Gladson Camelli (PP) deve ser eleito com 54% dos votos válidos.

No Mato Groso do Sul, o PSDB pode eleger  Reinaldo Azambuja que, segundo as últimas pesquisas, aparecia com 50% dos votos válido, contra 35% do segundo colocado Juiz Odilon, do PDT. Em Roraima, o postulante tucano Anchieta conta com 47% dos votos válidos.

DEM se recupera no Centro Oeste

Se em 2014, o DEM não elegeu governador, neste ano o partido tem grandes chances de emplacar dois de seus candidatos: Mauro no Mato Grosso e Ronaldo Caiado em Goiás.

Favoritismo dos herdeiros políticos do MDB 

Se em 2014, o DEM não elegeu governador, neste ano o partido tem grandes chances de emplacar dois de seus candidatos: Mauro no Mato Grosso e Ronaldo Caiado em Goiás.

Em Alagoas, Renan Filho (Filho de Calheiros) aparece com 83% dos votos válidos. O outro nome do partido que deve ganhar no primeiro turno é Helder Barbalho (Filho de Jader Barbalho), que lidera a corrido no Pará, com 54%.

No Sudeste, só o Espírito Santo deve ter a disputa resolvida no primeiro turno, elegendo Renato Casagrande, do PSB.

Ainda de acordo com as apurações, dos 20 governadores que tentam a reeleição, cinco não devem ir ao 2º turno: Márcio França (PSB-SP), Cida Borghetti (PP-PR), José Eliton (PSDB-GO), Robinson Faria (PSD-RN) e Suely Campos (PP-RR). /Com informações do jornal O Globo. 

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial