Adoniran ganha homenagem no Sesc Pompeia

Por: Redação

É inegável a importância da Música Popular no cenário de nossa Cultura. Podemos constatar que a MPB, o Batuque, o Choro, o Samba, além de sua relevância como manifestação estética tradutora de nossas múltiplas identidades culturais, apresentam-se como uma das mais poderosas formas de preservação da memória coletiva e como um espaço social privilegiado para as leituras e interpretações do Brasil.

Com uma cultura popular riquíssima e diversificada, construída em todos os seus matizes por grandes artistas como Chiquinha Gonzaga, Patápio Silva, Mano Décio da Viola, Noel Rosa, Cartola, Ataulfo Alves, João de Barro e Adoniram Barbosa, que trabalharam a partir de diferentes pressupostos a respeito da linguagem poética e do que seja a música popular, a Rua da Surpresa faz uma homenagem aos compositores e cantores que, mesmo não estando mais presentes, continuam em nossa memória poética. Como diz o dito popular: “Morre o homem, fica a fama”.

Confira a programação completa:

Na Rádio com Adoniram
Por meio de uma cabine de rádio e um microfone, ambos exageradamente carnavalescos, criados bem ao estilo das antigas Rádio Nacional e Rádio Record, dois atores; um no papel do próprio Adoniram Barbosa e outro como um Apresentador, interagem de forma lúdica e engraçada com o público. O elenco abordará as pessoas com os sambas criados pelo autor, num típico show de calouros. Com Flama Teatro. Grátis.
06/02, 20/02. Sábado, às 13h30 e às 15h30.

O Samba Paulistano de Adoniram
A simplicidade das pessoas e o prosaico do cotidiano, observados com atenção e poesia e que são retratados em letras, melodias e músicas que formam um panorama da metrópole paulistana em desenvolvimento. Com Banda Life Show. Grátis.
06/02. Sábado, às 14h e às 16h.

Canções e Causos de Adoniram
Músico e ator recebem o público com as famosas canções e “causos” de Adoniran Barbosa, em que cada situação vivida se transforma num novo personagem, numa nova história, dentro da metrópole paulistana. As canções e causos de Adoniran contam a vida de um típico paulistano, juntando o paradoxo bom humor e realidade. Com Willian Vasconcelos e Marco Antonio Garbellini. Grátis.
07/02, 21/02. Domingo, às 13h30 e às 15h30.

Céu de Estrelas – Projeto Cultural Samba do Baú
“Céu de Estrelas” é a surpresa em forma de samba, cantados em meio ao povo com a simplicidade de outrora, batido no couro e na palma da mão, exaltando 100 anos de história de grandes sambistas como Adoniran Barbosa, Cartola, Noel Rosa, Mano Décio da Viola, Ismael Silva, Ataulfo Alves, entre outros nomes do Cancioneiro Popular, através da cadência do Projeto Cultural Samba do Baú, iniciativa idealizada por jovens da Zona Leste de São Paulo, que há mais de quatro anos fazem um trabalho sério de pesquisa e preservação de nossa Cultura Popular. Com Projeto Cultural Samba do Baú. Grátis.
07/02, 20/02. Sábado e domingo, às 14h e às 16h.

Roda de Bambas: Cartola, Noel, Adoniram e Ataulpho
A Roda de Samba promovendo o encontro de grandes personalidades da Cultura Popular como Noel Rosa, Cartola, Adoniram Barbosa, Ataulpho Alves, João de Barro. Com o Grupo Sambalanço. Grátis.
21/02. Domingo, às 14h e às 16h.

O Samba Pede Passagem
Grupo feminino formado por 07 musicistas apresentando numa Roda de Samba, obras de autores “centenários” como Cartola, Ataulpho Alves, Noel Rosa, Adoniram Barbosa e de compositores paulistanos como Geraldo Filme, Germano Mathias e Oswaldinho da Cuíca, em uma formação rítmica composta por Violão, Cavaco, Banjo, Pandeiro, Rebolo, Tantan e Percussão. Com o Grupo Tok de Mulher. Grátis.
27/02. Sábado, às 14h e às 16h.

Cadê o Arnesto?

Uma homenagem singela e alegre à presença inesquecível de Adoniran Barbosa, transmitida ao público por meio de suas composições atemporais. Os bairros por onde passou, os personagens que elucidou dentro de uma São Paulo num caos abafado de progresso constante, que se fazia ouvir de forma mais nítida, principalmente pelos mais simples. Músicos-atores percorrem a Rua Central, convidando o público para acompanhá-los na busca por “Arnesto”, na esperança de se fazer um samba, que acontece naturalmente durante esse trajeto, misturando música e intervenção. Com Raissa Delarissa (Cavaquinho), Gabriel Albuquerque (Flauta e Sax-Soprano), Cléber Shimu (Violão), Cris Russo (Percussão) e Ubirajara Simões (Percussão) da Cia Burucutu. Grátis.
28/02. Domingo, às 14h e às 16h.

Por Redação