2015 foi o ano mais quente já registrado no planeta, diz Nasa
Os dados são da agência espacial americana (Nasa) e da agência de oceanos e atmosfera dos EUA (Noaa)
A sequência de meses no ano passado com altas temperaturas confirmou as expectativas: 2015 foi o ano mais quente já registrado na história. Dos 16 anos mais quentes desde 1880, quando começaram os registros, o mais antigo é 1998 e os outros 15 são do século 21.
As informações foram divulgadas pela agência espacial americana (Nasa) e pela agência de oceanos e atmosfera dos EUA (Noaa). A temperatura média global no passado foi 0,9°C mais alta que a média apresentada no século 20 (13,9°C). A temperatura é ainda 0,16°C mais quente que em 2014, que também já tinha quebrado esse recorde, com 0,74°C a mais.
De acordo com pesquisas, um dos principais responsáveis pelo novo recorde é o El Niño, fenômeno natural e cíclico causado por um aquecimento das águas do Pacífico e que modifica o clima em várias partes do mundo, inclusive provocando temperaturas altíssimas.
- Por que 2024 deve ser considerado o ano mais quente da história?
- NASA chama a atenção para a seca do Solimões e queimadas
- Alerta: INPE confirma aumento gigante de ondas de calor e dias sem chuva no Brasil
- São Paulo registra a pior qualidade de ar do mundo nesta segunda
O El Niño de 2015, que ainda não terminou, está entre os três mais fortes já registrados, junto aos de 1982 e 1997. Outro fator é o aquecimento global, provocado pela ação humana.