38 cidades se manifestam contra vaquejadas neste final de semana
No próximo domingo, dia 27, 38 cidades brasileiras saem às ruas para protestar contra projetos de lei que têm o intuito de tornar as vaquejadas um “patrimônio cultural” no país. As manifestações ocorrem em 19 estados (veja a lista completa aqui).
A polêmica se intensificou depois que o Senado aprovou o projeto de lei (PCL 24/2016) que torna vaquejadas e rodeios “manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial”. Agora, o texto, que já foi aprovado pela Câmara, segue para sanção do presidente Michel Temer.
Além deste, outros projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e duas propostas de emenda à Constituição têm o intuito de regulamentar rodeios e vaquejadas.
- 13 sites gratuitos que podem te ajudar na produção do TCC
- Santo André lança editais da Política Nacional Aldir Blanc com recursos de R$ 4,6 milhões
- Cesta básica terá 15 alimentos com imposto zerado em todo país
- Fins de semana de abril estão carregados com shows de peso no Sesc Santo André
“Esses projetos propõem que a crueldade dos rodeios e vaquejadas sejam definidos como patrimônio cultural brasileiro. Além de inaceitável, isso pode inclusive abrir precedente para que rinhas, farras do boi e outras práticas abomináveis sejam novamente autorizadas e constitucionalmente protegidas”, explica Dra. Vania Nunes, médica veterinária e diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal).
Confira onde será a manifestação em sua cidade e participe!
- Veja também: ONG lista seis empresas que maltratam animais