4 trechos fundamentais do último discurso do Estado da União de Obama

Na noite desta terça, 12, o presidente Barack Obama fez o sétimo e último discurso do Estado da União no Capitólio. Realizado anualmente e sempre em janeiro em uma sessão conjunta do Congresso, o discurso representa uma forma de o presidente prestar esclarecimentos sobre a situação do país e planos para o futuro a senadores, deputados, militares e membros da Suprema Corte.

Na noite desta terça, Barack Obama deu seu último discurso do Estado da União no Capitólio
Créditos: AP
Na noite desta terça, Barack Obama deu seu último discurso do Estado da União no Capitólio

O Catraca Livre separou 4 trechos fundamentais do discurso de Obama e que estão gerando intensos debates nas redes sociais. Confira:

  • Muçulmanos

“Quando políticos insultam muçulmanos, quando uma mesquita é vandalizada, ou uma criança é atacada, isso não nos torna mais seguros. É simplesmente errado. Isso nos diminui aos olhos do mundo. Torna mais difícil alcançar nossos objetivos. E trai o que somos como um país”

  • Cura do câncer

“Em nome das pessoas que amamos e que perdemos e pelos familiares que ainda podemos salvar, façamos dos Estados Unidos o país que vai curar o câncer de uma vez por todas”

  • Terrorismo

“Se vocês duvidam do comprometimento dos EUA – ou do meu – em ver justiça sendo feita, apenas pergunte a Osama Bin Laden. Pergunte ao líder da Al-Qaeda no Iêmen, que foi morto no ano passado, ou ao autor dos ataques em Bengazi, que está em uma prisão. Quando alguém vai atrás dos americanos, nós vamos atrás deles. Pode levar um tempo, mas temos boa memória, e nosso alcance não tem limites”

  • Mudanças Climáticas

“Se alguém ainda quer discutir a ciência disso, estará bastante solitário, porque estará debatendo contra nossos militares, a maioria dos líderes dos negócios nos EUA, a maioria da população americana, quase toda a comunidade científica e 200 países ao redor do mundo que concordam que isso é um problema e pretendem resolvê-lo”