450 mil mulheres por ano não registram B.O. após estupro, diz Ipea

Por: Redação

Com informações da Folha de S. Paulo

A cada 1 minuto, uma mulher é estuprada no Brasil. Ao final desta matéria, se você ler até o final, cerca de 3 mulheres terão sido estupradas. Se esse número não te preocupa, algo está errado [com você].

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ocorrem cerca de 500 mil estupros por ano no Brasil. Outro dado preocupante é que 90% desses casos (ou seja, cerca de 450 mil) não registram boletins de ocorrência. E isso acontece por diversos motivos: medo, insegurança, sensação de impunidade, vergonha, entre outros.

Carolina Ribeiro, uma estudante de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) foi atacada por três homens nas imediações da PUC, em Perdizes, há pouco mais de um mês. Ela ainda não registrou boletim de ocorrência. À Folha, a universitária declarou que resolveu se preservar e se cuidar ao invés de “gritar para surdo ouvir”.

Carolina Ribeiro (foto: Coletivo VOA/reprodução)

Carolina preferiu, primeiro, relatar o crime no site do VOA, um coletivo feminista da universidade: “O maior deles me segurava e fez o que sentiu vontade, com meu vestido levantado. Não, não houve penetração! Apanhei, fui tocada e, por sorte, tudo não demorou muito tempo para acabar”.

Apesar de não ter registrado o boletim de ocorrência, Carolina afirmou que preferiu primeiro levar o caso a público e discuti-lo: “Não acho que fiz o que ‘deveria ser feito’: antes de ser comigo, sempre defendi o oposto. Temos, sim, que denunciar qualquer tipo de agressão. Optei apenas por fazer de uma outra maneira: problematizar é necessário”.

E ela não descarta a opção do B.O., mas antes quer se sentir mais segura para isso: Penso em registrar o boletim, certamente, quando estiver me sentindo mais confortável para responder perguntas estupidas”, afirmou Carolina.

Leia também: Alunas denunciam casos de estupro e assédio durante jogos universitários em SP

1
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
2
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …
3
Tudo o que se sabe sobre a ação policial em Paraisópolis
No último domingo, 9 jovens morreram supostamente pisoteados durante ação realizada pela Polícia Militar na comunidade de Paraisópolis, em São …
4
PSL pune postura de Eduardo Bolsonaro e de outros 17 parlamentares
O diretório nacional do Partido Social Liberal (PSL) decidiu na terça-feira, 3, punir 18 parlamentares acusados de articular o afastamento …
5
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
6
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
7
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
8
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …