5 apps de denúncia que ajudam mulheres vítimas de violência

Ao terminar de ler esse texto, 5 mulheres terão sido espancadas no Brasil. E se você pudesse ajudar? Conheça os aplicativos

Provavelmente ao terminar de ler esse texto, pelo menos cinco mulheres terão sido espancadas no Brasil. E se você pudesse ajudar a evitar?

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, os dados da violência doméstica são alarmantes: 536 mulheres foram agredidas a cada hora em 2018.

Segundo dados do Fórum de Segurança Pública e de levantamentos recentes, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Segundo o estudo Multipaíses da OMS 25, realizado no Brasil, cerca de 30% das mulheres que disseram terem sido agredidas pelo parceiro, afirmam que foram vítimas tanto de violência física como de violência sexual. Mais de 60% admitem ter sofrido apenas agressões físicas. E menos de 10% contam ter sofrido apenas violência sexual.

Mesmo com o avanço nas leis relacionadas à violência doméstica como a Lei Maria da Penha (em vigor desde 2006), da lei 13.104 conhecida como “lei do feminicídio” de 2015, que padroniza o homicídio doloso contra a mulher por sua condição de sexo feminino ou decorrente de violência doméstica. E da mais recente “lei de importunação sexual” de 2018.

O tema continua sendo visto diariamente nas pautas dos principais veículos de imprensa do país.

Para provocar a conscientização coletiva, a partir da união entre as mulheres, surgiram iniciativas para seguir na contramão de tanta violência. Como a criação de aplicativos de denúncia que auxiliam as mulheres a enfrentarem essa triste realidade, além de ajudar a identificar (e fugir) de muitos relacionamentos abusivos.

Aplicativos de denúncia que ajudam vítimas de violência doméstica:

1. Me Respeita!

“Mais do que um aplicativo, queremos ser um auxílio no combate à violência contra a mulher”. É isso o que informa a biografia do app, que pode ser usada por uma usuária que queira relatar um assédio e/ou cadastrar um contato de emergência por precaução. Para se cadastrar, é preciso colocar um nome e um contato de emergência, que será sempre ativado no caso de necessidade – e se acionado pela usuária, é claro. O aplicativo está disponível para Android.

2. Eva Bot

Eva Bot é uma iniciativa social que busca apoiadores para a criação de um portal colaborativo de apoio às vítimas de violência doméstica, com o intuito de facilitar o acesso à informações sobre abusos – para que as vítimas possam identificar os mesmos, orientações jurídicas e coletar denúncias de forma sigilosa.

O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e precisa de apoio no Catarse, onde você fazer doações e contribuir para que mais mulheres sintam-se seguras em denunciar abusos em nosso país. O chatbot recebeu o nome de Eva (@evalluana), inspirado na garota que lutou muito para sobreviver à violência e serviu de inspiração para milhares de mulheres.

3. Mete A Colher

Continue lendo aqui: 5 aplicativos de denúncia que ajudam vítimas de violência

Texto escrito por Carla Rocha e publicado no Superela.

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Superela

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.