O que a chegada do 5G ao Brasil tem a ver com a turnê da Beyoncé?
Calma, você deve estar confuso, mas vai fazer muito sentido e ficará muito mais simples compreender o que está acontecendo
A chegada do 5G ao Brasil está dando o que falar e muita gente não está entendendo como vai ser a nova tecnologia no país. Para facilitar, encontramos a comparação perfeita. Por aqui, o 5G vai ser exatamente como quando a D-I-V-A e musa de nós todos, Beyoncé, anuncia turnê de shows no Brasil.
Boato sobre coronavírus faz torres de 5G serem incendiadas no Reino Unido
Calma, você deve estar confuso, mas eu juro que vai fazer muito sentido e vai ficar muito mais simples compreender o que está acontecendo.
- Black Friday do celular tem iPhone 15 e muitos outros modelos com até 46% OFF
- Dos palcos para a sala de aula: Beyonce vira tema de curso na Universidade de Yale
- D23 debuta no Brasil com novidades do universo Disney
- Compre iPhone 15 e smartphones da Motorola, Samsung e Realme com até 50% de desconto
São três principais pontos:
1 – Expectativa para a chegada do 5G
Assim como as turnês de Beyoncé no Brasil são anunciadas meses, até anos antes, a chegada da internet móvel mais veloz que há disponível no mundo, o 5G, também foi anunciada com muita antecedência para gerar uma grande expectativa nos fãs ou, neste caso, nos usuários brasileiros.
Desde 2020 o governo Bolsonaro fala sobre realizar um leilão para empresas privadas trazerem o 5G para o Brasil.
Que se pese que telecomunicações é um setor estratégico para o país e, por isso, quem tem domínio sobre ele é o Estado. Portanto, poderia aqui fazer diversas críticas ao modelo de leiloar a construção e operação das antenas para o setor privado lucrar com um bem que deveria ser exclusivamente público, mas vamos ser objetivos: QUER EXPECTATIVA MAIOR DO QUE MAIS DE UM ANO DE ANTECEDÊNCIA? Só um mega show da diva Beyoncé, mesmo.
2 – 5G chega ao Brasil, pero no mucho
Dizer que o 5G chega ao Brasil parece mais uma piada. É e-x-a-t-a-m-m-e-n-t-e igual quando Beyoncé anuncia sua turnê. O brasileiro crente que vai ter diversos shows pelo país afora e que de norte a sul, todos terão a oportunidade de ver a musa cantar, mas na verdade só serão realizadas apresentações em São Paulo, no Rio de Janeiro e, com sorte, em alguma capital do nordeste.
E digo isso pois, apesar do governo Bolsonaro dizer que o 5G chegará no ano que vem ao Brasil, no edital do leilão, que foi aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), está previsto que a nova tecnologia deve funcionar apenas nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal a partir de julho de 2022.
Ainda segundo a Anatel, para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo de implantação do 5G é apenas em julho de 2029, ou seja, as empresas privadas terão sete anos para trazer a internet móvel mais veloz para a maioria dos brasileiros. Quando isso acontecer, provavelmente, essa nem será a tecnologia mais moderna.
Vale destacar que se fosse uma empresa estatal demorando tanto tempo para realizar as obras de infraestrutura para oferecer a conexão, um monte de gente iria falar aquelas besteiras de “ah, se fosse privatizado seria melhor”. Sei… sei…
3 – 5G apenas para poucos
Você já pensou no preço dos ingressos de um show da Beyoncé, não é?! Aquela ideia de parcelar em 10x o valor do ingresso já passou na cabeça de todo mundo.
Ingressos caríssimos para mega eventos, como um show da Beyoncé, faz analogia ao fato de que a chegada do 5G ao Brasil estará disponível apenas para determinados aparelhos celulares, e obviamente não é aquele baratinho que todo mundo – ou quase todo mundo – pode ter.
Dentre os celulares que vão acessar a internet 5G, dos que já são vendidos no Brasil, estão: iPhone 13, Galaxy S21, que custam na faixa dos R$ 6 mil ou mais.
Além desses, há também o Samsung Galaxy A32 5G, ou o Motorola moto g 50 5G, na faixa dos R$ 2.000.
É, galera, assim como o show da Beyoncé no Brasil é para poucos, o 5G pelas regras propostas pelo governo Bolsonaro, também.
Você que lute para comprar um celular bem moderno e bem caro se quiser usar o 5G, no ano que vem. Aliás, mude-se para uma das capitais até julho, senão, nem com um Iphone 13 você poderá usufruir da internet mais veloz.