Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

12 frases que você TEM que evitar para não ser etarista 

É preciso se conscientizar para não cometer preconceito com base em estereótipos associados à idade

Em algum ponto ou outro da vida, a maioria de nós já formou julgamentos negativos até inconscientemente sobre as pessoas com base em sua idade. Infelizmente, isso ainda é tão socialmente aceitável que muitas vezes sequer nos damos conta quando praticamos o etarismo.

Crédito: IStockNo Brasil, o etarismo começa até mesmo antes das pessoas chegarem à terceira idade

O termo etarismo foi cunhado por Robert Butler em 1969 e significa discriminação contra indivíduos ou grupos etários com base em estereótipos associados à idade. O etarismo pode assumir muitas formas, desde atitudes individuais até políticas e práticas institucionais que perpetuam a discriminação etária.

Em tempos de fake news, Duv-idoso esclarece dúvidas de saúde da terceira idade

O preconceito de idade afeta negativamente as pessoas e inclui estereótipos, mitos, desdém e discriminação na moradia, em serviços de vários tipos e na carreira. Um impacto bem documentado do etarismo é a disparidade salarial ou uma maior dificuldade de encontrar emprego.

Consequências do etarismo

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou recentemente um relatório global sobre preconceito etário como parte de uma campanha para combater estereótipos e aumentar a discussão sobre o assunto. Para isso, foi realizado um levantamento com mais de 80 mil pessoas de 57 países.

Os dados mostraram que uma em cada duas pessoas no mundo já realizou ações discriminatórias por idade. Este tipo de discriminação tem consequências sérias e abrangentes como piora na saúde mental, saúde física mais precária, isolamento social e até mortes prematuras.

No Brasil, os dados mostram que o etarismo começa até mesmo antes das pessoas chegarem à terceira idade: 16,8% dos brasileiros com mais de 50 anos já se sentiram vítima de algum tipo de discriminação devido a sua idade.

Ninguém é jovem para sempre

Ao contrário de outras formas de discriminação, a sociedade aceita o preconceito de idade sem nenhum tipo de indignação. Isso é preocupante justamente porque o etarismo é a única forma de preconceito que todos experimentaremos, se vivermos o suficiente.

À medida que a expectativa de vida está aumentando, todos provavelmente viveremos mais e com mais saúde. Portanto, ao elevar a importância crítica sobre a forma que lidamos com a idade em nossa linguagem e abordagens, e nos tornarmos mais conscientes desses preconceitos, diminuímos a probabilidade de agir de acordo com esses julgamentos e mais probabilidade de tratar as pessoas com respeito.

Não seja essa pessoa: Frases etaristas para JAMAIS dizer

01 – Você nem aparenta a idade que tem! Você está fabuloso (a)

Um elogio quando feito dessa forma, parece dizer que ter mais idade é uma coisa feia ou errada. Se você realmente quiser elogiar alguém, considere uma abordagem mais gentil e seja direto ao ponto: ‘Você é fabuloso (a)”.

02 – Você deve ter sido muito bonito (a)

A beleza existe em todas as etapas da vida e não apenas quando se é jovem. Quando essa frase é proferida desta forma, o que está sendo dito, basicamente, é que pessoas mais velhas não podem ser belas. Imagine alguém falando algo como: ‘Você devia ser lindo quando era magro’. Deselegante e mal-educado, não é mesmo?

03 – Ela é muito bonita (o) para a idade que tem

Mesma categoria das frases anteriores. Ao dizer isso o que o interlocutor entende é: ‘apesar de não ser jovem, até que você é bonita (o)’. Soa como desdém, desrespeito e muita, muita falta de bom senso.

04 – Você não tem mais idade para usar isso

Qual a idade limite para usar saias curtas, biquínis, shortinhos, roupas descoladas, tênis coloridos, camisas divertidas? Não há! Homens e mulheres de qualquer idade têm direito de vestir o que tiverem vontade e ninguém tem nada com isso.

05 – Desculpa perguntar, mas quantos anos você tem?

As pessoas acham que perguntar a idade de alguém é ofensivo justamente por que o preconceito contra pessoas mais velhas sempre foi latente. Então, está implícito que envelhecer não é algo ‘digno’ ou natural e, portanto, é proibido revelar a própria idade ou perguntar a respeito.

06 – Solteira nessa idade? / Vai ficar para titia

A sociedade impõe um ‘prazo de validade’ e uma obrigatoriedade sobre as mulheres em muitos aspectos, especialmente no que se diz respeito a formar uma família exercendo uma pressão social para que se casem até os 30! No entanto, existem mulheres que não desejam casar e ter filhos, enquanto outras decidem fazer isso aos 40, aos 50, aos 60… O casamento não é sinônimo de felicidade e é preciso respeitar as escolhas das pessoas.

07 – Ela poderia ser a mãe dele 

Mulheres que se relacionam com homens mais jovens cansam de ouvir frases desrespeitosas como essa que têm o objetivo unicamente de inferiorizá-las por conta de sua idade. Acredite, se duas pessoas escolhem namorar, casar ou mesmo ter um relacionamento casual, é por que há sintonia entre eles e a idade é o que menos importa. E não se preocupe: ela não é a mãe dele!

08 – Ele (a) é jovem no coração

Embora provavelmente tenham a intenção de transmitir uma conotação positiva ou enquadrada como um elogio a outra pessoa, essas afirmações soam como “jovem é bom”, “mais velho é ruim”. Você quer dizer que a pessoa tem energia? Agilidade? Senso de humor? Estilo? Então diga essas palavras.

09 – Tá esquecido (a) por causa da idade

Esquecer faz parte da vida. Ninguém demonstra ‘preocupação’ quando alguém de 20 anos não lembra onde largou as chaves ou não recorda do nome da namorada do amigo atribuindo isso a um “momento sênior”.

10 – Só vai velho naquele lugar!

Quantas vezes você ouviu isso sobre uma balada ou boteco? Provavelmente inúmeras e isso é mais uma comprovação de quanto as pessoas são preconceituosas com quem possui mais idade. Acredite: não existe nada mais delicioso do que trocar ideia com pessoas focando em suas qualidades e não limitando-as a partir de uma data na certidão de nascimento.

11 – Ele (a) não entende dessas coisas, pois já está velho (a)

Não há idade para se interessar e entender de assuntos considerados exclusivos de pessoas jovens. Portanto, não pareça surpreso se algum conhecido mais velho for super antenado em relação a redes sociais, tecnologia, música, etc.

12 – Tá querendo parecer mocinha/garotão

Quais comportamentos definem juventude? Gostar de sair para beber ou dançar? Namorar? Viajar? Encontrar amigos? Querer mudar de carreira? Acredite: nada disso é exclusividade dos novinhos. As pessoas têm todo direito de fazer o que quer que as permita serem felizes em qualquer idade.

Compartilhe: