Sete estados norte-americanos aprovam legalização da maconha
Além da disputa presidencial, nesta terça-feira, dia 8, novas medidas relacionadas à maconha foram votadas em nove estados norte-americanos. Até o momento, a população de Califórnia, Massachusetts e Nevada haviam legalizado o uso recreativo da droga, enquanto Flórida, Dakota do Norte, Montana e Arkansas legalizaram o uso medicinal.
De acordo com informações da Folha de S.Paulo, em Maine, os votos passavam por uma apuração acirrada e os eleitores do Arizona optaram pelo “não”. A partir de agora, mais da metade dos estados americanos tem leis favoráveis à maconha, que continua ilegal no âmbito federal. Colorado e Washington, em 2012, foram os primeiros a votar “sim” pelo uso recreativo para maiores de 21 anos.
Na Califórnia, estado mais populoso dos EUA, com 38 milhões de habitantes, o “sim” venceu com 56% dos votos (1,83 milhão). Segundo a nova medida, os californianos acima de 21 anos podem ter em posse, transportar, comprar e usar até uma onça (28 gramas) de maconha — não em locais públicos —, e ter até seis plantas em casa.
- Cannabis não está associada à psicose, diz estudo
- Pesquisa revela que uso de cannabis não está associado à psicose
- Cantora norte-americana Tina Turner morre aos 83 anos
- Bolsonaro vira piada em talk-show americano, após atos terroristas no DF
A venda da droga terá imposto de ao menos 15%. Mesmo que as novas regras entrem em vigor, ainda não há locais credenciados para a venda. O estado deve começar a dar licenças para lojas a partir de janeiro.
Com informações da Folha de S.Paulo