7 mulheres que se destacaram no mundo das artes
Por Caroline Arnold
Para muitos, o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, significa proporcionar um dia de princesa às mulheres que estão à sua volta, e por vezes se esquecem de que, na verdade, elas são guerreiras. Foi nesta data, em 1857, que 129 mulheres foram queimadas vivas dentro de uma fábrica têxtil por reivindicar seus direitos, como jornadas menores de trabalho e licença-maternidade.
A partir de tantos movimentos e resistência, as mulheres começaram a conquistar espaços na sociedade. Tomaram cada vez mais para elas o que lhe é de direito, como o respeito e a liberdade de serem o que querem ser. A luta é pelo poder de escolher, amar e trabalhar, de forma livre.
E para comemorar e mostrar estas significativas vitórias merecidas, selecionamos, nas artes, sete personagens que merecem destaque.
- Destaques de Literatura e Teatro em outubro no Sesc São Caetano
- Mês das crianças chega com programação especial no Sesc Santo André
- Festival das Marias no Brasil acontece no MIS, Teatro Sérgio Cardoso e O Mundo do Circo
- Rapper Rincón Sapiência está no projeto ABC Beat do Sesc Santo André
1ª Arte – Música
Eternizada nos anos 2000, a diva pop Beyoncé, quando ainda fazia parte do grupo Destiny’s Child, produziu a música “Survivor”, que se tornou um hino feminista para as novas gerações e conquistou as antigas pela representação que ela embutiu nesta canção. “Você pensou que eu estaria fraca sem você, mas estou mais forte (…) Eu sou uma sobrevivente (…) Eu não vou desistir (…) Eu não vou parar”
https://giphy.com/gifs/beyonce-bey-gif-j8mYraupzrJLO
2ª Arte – Artes cênicas
A norte-americana Eve Ensler, em “Monólogos da Vagina”, expressou de forma descontraída e intensa os preconceitos que a sociedade tem em relação à mulher e sua sexualidade. A peça de teatro foi produzida em 150 países e traduzida para mais de 50 idiomas.
3ª Arte – Pintura
Ícone do feminismo, Frida Kahlo foi pintora e permaneceu por muito tempo em um relacionamento abusivo, o que se tornou a temática de seus quadros, representados por tanto sofrimento que a ativista viveu. Todo este enredo a transformou em uma das artistas de telas mais reconhecidas internacionalmente.
4ª Arte – Escultura
Não tem como falar do assunto sem mencionar Tomie Ohtake. Escultora de mão cheia, a artista é uma das principais representantes do abstracionismo informal. A japonesa, naturalizada brasileira, é considerada a “dama das artes plásticas” do nosso país.
5ª Arte – Arquitetura
Nascida no interior de São Paulo, Roda Kliass se tornou a primeira arquiteta paisagista brasileira e criou a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas. Além de projetar as áreas verdes e sinalizações da avenida Paulista, em 1973, ela revitalizou o Anhangabaú em 1981. Ainda, para contribuir com São Paulo, transformou o antigo Carandiru em um dos principais parques da zona norte da cidade, em 2007.
6ª Arte – Literatura
Escrita pela ativista Charlotte Perkins Gilman, em 1915, “Herland – A Terra das Mulheres” é uma das primeiras obras da literatura a explorar o feminismo. Inspirada em sua proposta, a Edipro relança o livro com uma produção totalmente feminina, do projeto editorial à divulgação, com prefácio de Juliana Gomes, coordenadora do projeto Leia Mulheres.
7ª Arte – Cinema
Com a direção de uma mulher, Niki Caro, o filme “Terra Fria” relata a vida de Josey Aimes, mãe solo, que faz parte das primeiras mulheres a trabalhar em minas de ferro, em Minnesota (EUA). Submetida a assédios sexuais, insultos e abuso físico, resolve abrir uma ação judicial que proporcionou precedentes para outros processos.
- Leia também: