Abaixo-assinado pede mudança do significado da palavra “casamento” em dicionário

Petição já conta com mais de 1500 assinaturas em apenas um dia

Por: Redação | Comunicar erro

No último dia 26 de junho, os Estados Unidos abriram caminho para uma grande conquista na luta pelos direitos LGBT em todo o mundo, ao anunciar a legalização do casamento gay. Além disso, muitos são os recentes avanços pela construção de uma sociedade mais igualitária, pautada por valores como respeito, tolerância e liberdade individual.

Na esteira dos últimos acontecimentos, um abaixo-assinado divulgado na página Change.org, coloca em debate a importância da definição da palavra “casamento” em um popular dicionário em circulação pelo país. Trata-se da petição “Mude a definição de ‘casamento no dicionário em respeito aos casais LGBTs”. E nesta quarta feira, dia 1ª, o pedido de mudança foi atendido.

Agora, no Michaelis, a palavra casamento não traz mais a definição “União legítima entre homem e mulher” e sim “Ato solene de união entre duas pessoas”. A página online do dicionário já consta com a mudança.

Reprodução
Na página da petição, chamada reitera proposta “Mude a definição de “casamento” no dicionário em respeito aos casais gays”

A resposta veio de Breno Lerner, diretor superintendente da Editora Melhoramentos. “Agradecemos ao organizador e signatários por nos alertarem sobre este importante tópico. Solicitamos a nossos dicionaristas uma nova redação do verbete. Para as versões em papel, conforme sejam feitas as reimpressões e novas edições, o verbete será corrigido”, escreveu ele.

Abaixo, confira na íntegra o texto-manifesto escrito por Eduardo Santarelo e divulgado na última segunda-feira, 29 de junho:

Mude a definição de “casamento” no dicionário em respeito aos casais LGBTs

Sou casado há quase três anos com o Maurício. São três anos de amor e parceria e, como qualquer casal, temos os nossos sonhos e projetos. No entanto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem desafios jurídicos e também simbólicos. Por isso, fiquei muito chocado aoconstatar que o dicionário Michaelis ainda define a palavra “casamento” como a “união legítima de homem e mulher”. Peço que o dicionário compreenda o momento histórico que vivemos e mude esta definição, em respeito aos milhões de brasileiros que, como eu, constroem seus casamentos homoafetivos.

Recentemente, a Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país — decisão semelhante já existe no Brasil desde 2013, por deliberacão do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. É inaceitável que, até hoje, eu, meu companheiro e muitos outros casais ainda não sejam representados em um dos mais respeitados e influentes dicionários da Língua Portuguesa. Assim, criei este abaixo-assinado e peço que você assine e compartilhe.

O dicionário Aurélio, por exemplo, já define “casamento” como “contrato de união ou vínculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais.” Simples e respeitoso, não? Espero que o Michaelis tome a mesma decisão. E você?

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …