CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Abaixo-assinado pede mudança do significado da palavra “casamento” em dicionário

Petição já conta com mais de 1500 assinaturas em apenas um dia

Por: Redação

No último dia 26 de junho, os Estados Unidos abriram caminho para uma grande conquista na luta pelos direitos LGBT em todo o mundo, ao anunciar a legalização do casamento gay. Além disso, muitos são os recentes avanços pela construção de uma sociedade mais igualitária, pautada por valores como respeito, tolerância e liberdade individual.

Na esteira dos últimos acontecimentos, um abaixo-assinado divulgado na página Change.org, coloca em debate a importância da definição da palavra “casamento” em um popular dicionário em circulação pelo país. Trata-se da petição “Mude a definição de ‘casamento no dicionário em respeito aos casais LGBTs”. E nesta quarta feira, dia 1ª, o pedido de mudança foi atendido.

Agora, no Michaelis, a palavra casamento não traz mais a definição “União legítima entre homem e mulher” e sim “Ato solene de união entre duas pessoas”. A página online do dicionário já consta com a mudança.

Reprodução
Na página da petição, chamada reitera proposta “Mude a definição de “casamento” no dicionário em respeito aos casais gays”

A resposta veio de Breno Lerner, diretor superintendente da Editora Melhoramentos. “Agradecemos ao organizador e signatários por nos alertarem sobre este importante tópico. Solicitamos a nossos dicionaristas uma nova redação do verbete. Para as versões em papel, conforme sejam feitas as reimpressões e novas edições, o verbete será corrigido”, escreveu ele.

Abaixo, confira na íntegra o texto-manifesto escrito por Eduardo Santarelo e divulgado na última segunda-feira, 29 de junho:

Mude a definição de “casamento” no dicionário em respeito aos casais LGBTs

Sou casado há quase três anos com o Maurício. São três anos de amor e parceria e, como qualquer casal, temos os nossos sonhos e projetos. No entanto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem desafios jurídicos e também simbólicos. Por isso, fiquei muito chocado aoconstatar que o dicionário Michaelis ainda define a palavra “casamento” como a “união legítima de homem e mulher”. Peço que o dicionário compreenda o momento histórico que vivemos e mude esta definição, em respeito aos milhões de brasileiros que, como eu, constroem seus casamentos homoafetivos.

Recentemente, a Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país — decisão semelhante já existe no Brasil desde 2013, por deliberacão do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. É inaceitável que, até hoje, eu, meu companheiro e muitos outros casais ainda não sejam representados em um dos mais respeitados e influentes dicionários da Língua Portuguesa. Assim, criei este abaixo-assinado e peço que você assine e compartilhe.

O dicionário Aurélio, por exemplo, já define “casamento” como “contrato de união ou vínculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais.” Simples e respeitoso, não? Espero que o Michaelis tome a mesma decisão. E você?

Compartilhe:

1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …