Ação de Black Friday ‘oferece’ profissional 47% mais barato
A falsa promoção foi criada com o objetivo de discutir a desigualdade salarial entre negros e brancos
“Black Salary Friday: contrate um profissional para a sua empresa com 47% de desconto”, diz uma campanha criada pelo Instituto Identidades do Brasil nesta segunda-feira, 19, em referência ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e à Black Friday (23 de novembro).
A ação discute a desigualdade salarial no Brasil, país em que um profissional negro recebe, em média, 47% menos que um branco exercendo a mesma função, segundo dados do Ministério do Trabalho. Ao clicar no suposto anúncio, o usuário é direcionado a um site, no qual um vídeo explica que aquela é uma promoção fictícia baseada num fato real.
“Apesar do crescimento em qualificação, a população negra com mesmo nível de estudo ainda recebe bem menos. Nossa intenção é acabar com esse abismo e com as barreiras subjetivas como o racismo para alertar as pessoas, principalmente os empregadores, que é preciso continuar considerando a desigualdade racial um problema e buscando soluções para enfrentá-la”, explica Luana Génot, diretora executiva da organização.
- Sempre cheiroso! Encontre perfumes árabes masculinos por menos de R$350 no Esquenta Black Friday
- Sesc Santo André recebe em curta temporadao espetáculo “O Avesso da Pele”
- Oficina vai contar histórias de mulheres que lutam contra racismo
- Livro orienta como realizar oficinas antirracistas em sala de aula
A iniciativa conta com o apoio de algumas celebridades, como o rapper, compositor, produtor e apresentador Thaíde, a atriz Maria Gal e o cantor Jairzinho.
O conteúdo leva ainda o interlocutor ao site do instituto, onde é possível encontrar mais informações sobre o trabalho realizado pelo Instituto e uma área onde empregadores podem entrar em contato para realização de palestras e assessoria sobre igualdade racial no ambiente corporativo.