Advogada explica o que pode acontecer com casal brasileiro detido no Líbano

Moradores de Carazinho (RS), Igor Antônio dos Santos Cabral e Juliana Nunes do Nascimento foram detidos com cocaína no estômago

05/01/2023 11:24

Os brasileiros detidos no Líbano por suspeita de tráfico de drogas podem pegar uma pena de até oito anos de prisão. Igor Antônio dos Santos Cabral, de 26 anos, e Juliana Nunes do Nascimento, de 31, foram detidos no último 19 de dezembro, cada um deles com 500g de cocaína no estômago, segundo o site “Jornal do Líbano“.

Dupla foi dada como desaparecido no Brasil e depois foi localizada detida no Líbano
Dupla foi dada como desaparecido no Brasil e depois foi localizada detida no Líbano - Reprodução/Instagram

Moradores de Carazinho (RS), a dupla poderá cumprir pena no território libanês, já que, segundo a advogada Aieda Muhieddine, associada ao Instituto Kanoun de Direito Comparado Brasil-Líbano, o país asiático não tem acordo de extradição com o Brasil. As informações são do g1.

Ainda de acordo com a advogada, casos de tráfico internacional de drogas costumam gerar condenações de até oito anos de prisão. Porém, como as circunstâncias da detenção dos brasileiros são desconhecidas, é difícil prever quanto tempo o casal vai aguardar para ser julgado, caso o crime seja confirmado na investigação.

Além disso, problemas econômicos, a greve do Poder Judiciário e a crise energética no Líbano fazem com que a Justiça atue com uma certa demora, esclarece Aieda.

Mesmo sem o acordo de extradição com o Brasil, a advogada acredita que é possível que o caso seja resolvido através da diplomacia entre os dois países: “Acredito que se trabalhará mais na questão diplomática para resolver esse impasse.”

Como foi a detenção do casal brasileiro no Líbano?

Ainda segundo o site voltado para a comunidade libanesa-brasileira, os brasileiros foram detidos quando chegaram de um voo que saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com escala em Doha, no Catar.

Ainda não se sabe se Juliana e Igor teriam embarcado com a droga do Brasil ou se teriam recebido a cocaína na escala feita em Doha.

Em razão dos riscos à saúde, após os suspeitos serem abordados no aeroporto eles teriam sido encaminhados para expelir a droga em segurança.

Relembre o caso

O casal saiu de Carazinho no dia 13 de dezembro com destino a São Paulo. De acordo com a delegada responsável pelo caso, a informação inicial era que Juliana e Igor viajaram até a capital paulista para fazer compras de Natal.

Porém, no dia 18 de dezembro o casal parou de responder as mensagens e ligações, então a família registrou o desaparecimento da dupla.

Igor Antônio dos Santos Cabral e Juliana Nunes do Nascimento são de Carazinho (RS)
Igor Antônio dos Santos Cabral e Juliana Nunes do Nascimento são de Carazinho (RS) - Reprodução/Facebook

Após 11 dias sem notícia, no dia 29 de dezembro a dupla foi localizada no Líbano, quando, segundo a polícia, a família de Igor foi notificada sobre a detenção deles pelo consulado brasileiro em Beirute.

Até então, o motivo oficial da detenção do casal no Líbano era desconhecido. Os dois seguem no país estrangeiro e ainda não houve contato entre eles e seus familiares.