Agência recruta youtubers para campanha de fake news contra vacina
Esquema que teria envolvido youtuber brasileiro foi revelado por influenciadores europeus
Uma agência de marketing teria oferecido dinheiro para youtubers espalharem fake news sobre as vacinas de covid-19. Segundo reportagem da BBC, pelo menos um influenciador brasileiro recebeu a proposta. Seria Everson Zoio, que tem mais de 12 milhões de inscritos em um canal no YouTube voltado à publicação de desafios.
Ainda de acordo com a BBC, ele teria publicado um vídeo em seu Instagram levantando dúvidas sobre a segurança do imunizante da Pfizer, e apagado o conteúdo após o esquema ser revelado por influenciadores europeus.
Tanto Everson, como agência de publicidade, chamada Fazze, envolvidos no caso foram procurados pela BBC, mas não falaram sobre a suposta campanha.
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De acordo com um dos influenciadores que denunciou a existência da campanha, o alemão Mirko Drotschmann, a agência, chamada Fazze, pediu que ele promovesse informações de que a taxa de mortalidade entre as pessoas que recebiam a vacina Pfizer era quase três vezes maior que a da AstraZeneca.
O mesmo foi relatado por outro influenciador na França, Léo Grasset, que também percebeu algo de errado e recusou a oferta de de 2 mil euros (cerca de R$ 12.200).
Os influenciadores também revelaram ter recebido uma lista de links para compartilhar com artigos duvidosos em que mostravam que a vacina Pfizer era perigosa.