Alexandre Garcia mostra não saber o que é assédio

Jornalista comentou um post sobre a criminalização do assédio e causou polêmicas na rede

Ao responder um tweet da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que destacava a criminalização do assédio, o jornalista Alexandre Garcia mostrou desconhecer o que é assédio e a importância do termo para a proteção das mulheres, principalmente durante o Carnaval.

“Fico pensando na perplexidade dos foliões, entre dois estímulos: primeiro, distribuem camisinhas; depois, alertam que assédio é crime”, comentou o jornalista.

Vale destacar que as duas situações pontuadas em sua fala são distintas. A distribuição de camisinhas é essencial para a proteção do folião contra doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez. Já o assédio, não pode ser confundido com a paquera. O preservativo deve ser usado quando houver consentimento em uma relação sexual.

Ou seja, uma mulher pode beijar ou transar, desde que deseje fazer isso. Se acontecer de forma forçada, como quando um cara puxa ou agarra, é assédio. Por vezes, inclusive, chegando até a uma tentativa de estupro.

Algumas internautas também responderam ao jornalista explicando o significado do termo. Veja:

O Carnaval deste ano, como destaca o post da Polícia Militar, é o primeiro em que a Lei 13.718 de importunação sexual será aplicada. Com isso, cantadas inapropriadas, insistentes e degradantes, passando por condutas como apalpar, encoxar e até casos de ejaculação, a partir de agora, podem ser enquadradas como crime.

A medida foi impulsionada pela recorrência destas situações no cotidiano e pela incapacidade da legislação anterior de abarca estes casos como violência sexual.

Compartilhe:

Autor: Alessandra Petraglia

1 / 8
1
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
2
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
3
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
4
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …
5
01:42
A nova decisão do STF e o futuro da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a partir de então os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção quando …
6
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
7
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …
8
04:17
Últimas notícias sobre a tragédia em Suzano