Alexandre Garcia mostra não saber o que é assédio

Jornalista comentou um post sobre a criminalização do assédio e causou polêmicas na rede

Por: Alessandra Petraglia | Comunicar erro

Ao responder um tweet da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que destacava a criminalização do assédio, o jornalista Alexandre Garcia mostrou desconhecer o que é assédio e a importância do termo para a proteção das mulheres, principalmente durante o Carnaval.

“Fico pensando na perplexidade dos foliões, entre dois estímulos: primeiro, distribuem camisinhas; depois, alertam que assédio é crime”, comentou o jornalista.

Vale destacar que as duas situações pontuadas em sua fala são distintas. A distribuição de camisinhas é essencial para a proteção do folião contra doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez. Já o assédio, não pode ser confundido com a paquera. O preservativo deve ser usado quando houver consentimento em uma relação sexual.

Ou seja, uma mulher pode beijar ou transar, desde que deseje fazer isso. Se acontecer de forma forçada, como quando um cara puxa ou agarra, é assédio. Por vezes, inclusive, chegando até a uma tentativa de estupro.

Algumas internautas também responderam ao jornalista explicando o significado do termo. Veja:

O Carnaval deste ano, como destaca o post da Polícia Militar, é o primeiro em que a Lei 13.718 de importunação sexual será aplicada. Com isso, cantadas inapropriadas, insistentes e degradantes, passando por condutas como apalpar, encoxar e até casos de ejaculação, a partir de agora, podem ser enquadradas como crime.

A medida foi impulsionada pela recorrência destas situações no cotidiano e pela incapacidade da legislação anterior de abarca estes casos como violência sexual.

Compartilhe:

Autor: Alessandra Petraglia

1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …