Alexandre Garcia mostra não saber o que é assédio

Jornalista comentou um post sobre a criminalização do assédio e causou polêmicas na rede

Por: Alessandra Petraglia | Comunicar erro

Ao responder um tweet da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que destacava a criminalização do assédio, o jornalista Alexandre Garcia mostrou desconhecer o que é assédio e a importância do termo para a proteção das mulheres, principalmente durante o Carnaval.

“Fico pensando na perplexidade dos foliões, entre dois estímulos: primeiro, distribuem camisinhas; depois, alertam que assédio é crime”, comentou o jornalista.

Vale destacar que as duas situações pontuadas em sua fala são distintas. A distribuição de camisinhas é essencial para a proteção do folião contra doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez. Já o assédio, não pode ser confundido com a paquera. O preservativo deve ser usado quando houver consentimento em uma relação sexual.

Ou seja, uma mulher pode beijar ou transar, desde que deseje fazer isso. Se acontecer de forma forçada, como quando um cara puxa ou agarra, é assédio. Por vezes, inclusive, chegando até a uma tentativa de estupro.

Algumas internautas também responderam ao jornalista explicando o significado do termo. Veja:

O Carnaval deste ano, como destaca o post da Polícia Militar, é o primeiro em que a Lei 13.718 de importunação sexual será aplicada. Com isso, cantadas inapropriadas, insistentes e degradantes, passando por condutas como apalpar, encoxar e até casos de ejaculação, a partir de agora, podem ser enquadradas como crime.

A medida foi impulsionada pela recorrência destas situações no cotidiano e pela incapacidade da legislação anterior de abarca estes casos como violência sexual.

Autor: Alessandra Petraglia

1 / 8
1
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …
2
02:10
Danilo Gentili faz a mais impactante piada sobre Eduardo Bolsonaro
Foi o ataque mais devastador à Jair Bolsonaro. Não apenas porque suas piadas sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro viralizaram …
3
02:59
É exagero comparar Joel Santana com Eduardo Bolsonaro?
Você pode achar que o título desse vídeo é exagerado. Afinal, poucas coisas podem ser piores do que o inglês …
4
03:49
Curiosidades sobre os 50 anos da chegada do homem à lua
Há exatos 50 anos um grupo de astronautas americanos pousava na lua pela primeira vez. O momento foi um dos …
5
03:05
Bolsonaro dá tiro no pé ao nomear Eduardo para embaixada
O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, Eduardo Bolsonaro, para a embaixada do Brasil nos …
6
02:31
Deltan usou Lava Jato para pedir férias de graça no Beach Park
Novos diálogos divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com o site The Intercept Brasil mostram que o …
7
02:09
Maioria reprova mudanças para o trânsito propostas por Bolsonaro
De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, dia 14, a maioria da população reprova o projeto de lei …
8
02:00
Jair Bolsonaro volta a defender filho Eduardo na embaixada nos EUA
Alvo de críticas desde a última semana por indicar Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos, …