Ambev puxa a folia da reciclagem e marca um Carnaval mais sustentável 

Empresa pretende transformar a alegria dos blocos de rua em atitudes transformadoras para dar destino certo ao lixo 

Por: Publi

Rumo a acabar com a poluição plástica de suas embalagens a Ambev se compromete a chegar em 2025 com uma produção sustentável. Para isso, firmou parceria com a Ancat ( Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), ValGroup (produtora e recicladora de embalagens plásticas) e com a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A ação já começa agora neste Carnaval 2020, além de ser uma das patrocinadoras oficiais da folia, a Ambev vai colocar o bloco na rua para recolher o lixo e dar o destino certo da reciclagem. A festa em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife será reforçada com cerca de 2,8 mil catadores que estima-se coletar o lixo gerado por 26 milhões de foliões.

Os catadores vão contar com estrutura disponibilizada pela Ambev
Créditos: Divulgação/Ambev
Os catadores vão contar com estrutura disponibilizada pela Ambev

Esses trabalhadores vão contar com equipamentos apropriados e uma estrutura de pontos de apoio com água e banheiros. Também receberão uma renda extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos. Vale vidro, plástico, papelão, latas, mesmo que sejam de marcas concorrentes, afinal essa é uma ação para ser abraçada por todos. “Junto com a ANCAT, estamos pensando em uma estrutura para facilitar o trabalho do catador e garantir que o lixo seja recolhido. Por isso, além da remuneração fixa, vamos garantir a compra de todos os materiais a um preço superior ao padrão de venda, já que estaremos mais próximos dos catadores, reduzindo o número de intermediários”, explica Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.

Os resíduos serão encaminhados para uma das 45 centrais de coleta espalhadas pelas cinco capitais foco da ação. Além de colaborar por um Carnaval mais limpo, a empreitada reforça a importância do trabalho dos catadores para o ciclo da sustentabilidade e desenvolvimento social.

Como legado, essas cidades vão receber lixeiras produzidas com o próprio material que será reciclado. A entrega do presente está marcada para acontecer em 1° de junho, data em que se comemora o Dia do Meio Ambiente.

Ação vai deixar as lixeiras como legado nas cinco capitais participantes
Créditos: Divulgação/Ambev
Ação vai deixar as lixeiras como legado nas cinco capitais participantes

Já para o próximo ano, a Ambev pretende convidar outras empresas para integrar o bloco da reciclagem, fazendo do Carnaval uma festa ainda mais colaborativa.

Por dentro da embalagem

Atualmente, apenas a produção de refrigerantes da empresa é envasada em embalagens plásticas, representando cerca de 18% da produção. Em breve, esse percentual vai diminuir ainda mais, medidas estão sendo adotadas para eliminar e substituir o plástico desnecessário. Nas prateleiras dos supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes e comércio em geral, o consumidor vai encontrar litros retornáveis ou feitos com material 100% reciclado, graças ao investimento em novas tecnologias.

Substituição de matérias-primas, logística reversa, fomento ao reaproveitamento e eliminação de plástico tem sido o caminho que a Ambev vem percorrendo para atingir a meta de acabar com a poluição plástica até 2025. A grande virada se deu em 2012 com o desenvolvimento de uma embalagem  PET 100% reciclada. Outro bom fruto foi gerado a partir de uma parceria fechada com a UFRJ, fazendo com que a embalagem da água AMA mudasse para alumínio. Agora é só botar o bloco da reciclagem na rua para que a folia da sustentabilidade contagie geral!

Primeira água enlatada no Brasil em uma das embalagens sustentáveis da Ambev
Créditos: Divulgação
Primeira água enlatada no Brasil em uma das embalagens sustentáveis da Ambev