Ameaçada por Bolsonaro, Globo afirma não ter débitos fiscais

Emissora rebate presidente e diz cumprir com sua obrigações legais

Por: Redação

Depois de ter seu nome citado em uma matéria do Jornal Nacional sobre investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco, Bolsonaro esbravejou contra a Globo, insinuando que o contrato de concessão pode não ser renovado em 2022. Diante das ameaças, a emissora se pronunciou dizendo que cumpre rigorosamente as suas obrigações legais.

O posicionamento da TV foi enviado à coluna de Ricardo Feltrin, do portal UOL. “O Grupo Globo paga todos os seus impostos e não tem débitos fiscais. A empresa questiona administrativamente ou em juízo algumas cobranças do Fisco, como garante a lei, por entender que são indevidas”, informou a nota.

globo
Crédito: ReproduçãoGlobo diz que não tem dívidas com o governo

No último dia 29, em uma transmissão em suas redes sociais, Bolsonaro insinuou supostas dívidas da empresa da família Marinho com o governo federal.

“Tem empresa que vai renovar seu contrato brevemente, eu não vou perseguir ninguém. Quem estiver devendo, vai ter dificuldade. Então os órgãos de imprensa jogam pesado para ver se me tiram de combate para facilitar sua vida”, disse o presidente.

Em outro momento do vídeo, Bolsonaro afirmou: “Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá, no processo de renovação de vocês. Não vai ser perseguição, mas o processo tem que estar enxuto. Não vai ter jeitinho para vocês nem para ninguém.”

Como funciona o processo de concessão de TV?

No Brasil, as emissoras de rádios e TV são concessões públicas, assim como as empresas de transporte. Essas concessões ocorrem por meio de processos de licitação e devem respeitar regras e critérios como programação, saúde financeira e condições técnicas.

A decisão pela concessão, no entanto, não fica a cargo do poder executivo, mas sim do Congresso Nacional. De acordo com o portal EBC, para perder o direito de renovação do contrato, é preciso que 3/5 do Congresso votem contra. Caso contrário, a concessão é renovada automaticamente.

Entenda melhor no vídeo abaixo publicado pelo portal EBC:

Compartilhe:

1
Policiais Antifascismo falam sobre atuação da PM em Paraisópolis
Com 60 mil mortes violentas por ano, a questão da segurança pública no Brasil é alvo constante do debate que …
2
Roraima: violência doméstica no estado com mais mortes de mulheres
Roraima é o estado com a menor concentração de pessoas no Brasil. Ainda assim, a violência contra mulher lá é …
3
Greta Thunberg: pirralha para Bolsonaro, personalidade para Time
A jovem sueca Greta Thunberg é hoje um dos principais nomes da causa ambiental mundial. Ela transformou a sua greve …
4
Moda e consumo consciente na periferia: conheça o Brechó do Barulho
A periferia domina a moda sustentável. O movimento de trocar e emprestar sempre esteve presente nas quebradas de todo o …
5
Djonga, Criolo e Cynthia Luz comentam ‘volta’ do AI-5
A Catraca Livre e o rapper V.A.L.E, do grupo MR-13 e Batalha da Matrix, colaram no Festival Sons da Rua, …
6
Podemos decide expulsar o deputado Marco Feliciano do partido
A diretoria do partido Podemos em São Paulo decidiu na segunda-feira, 9, expulsar o deputado federal Pastor Marco Feliciano da …
7
Joice Hasselmann fala sobre o Pavão Misterioso e o Gabinete do Ódio
Pavão Misterioso, Gabinete do Ódio de Bolsonaro e muitas outras questões foram abordadas no depoimento da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) …
8
Os principais pontos do pacote anticrime de Moro aprovado pela Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, 4, o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro. O conjunto de …