Anúncios de carros ‘verdes’ têm propaganda enganosa, diz Conar
Fiat, General Motors e Ford têm comerciais que fazem apelo ecológico, mas não entregam os benefícios anunciados
Três montadoras vão ter de mudar suas publicidades por terem sido consideradas “propaganda enganosa” pelo Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.
Fiat, General Motors e Ford têm comerciais que fazem apelo ecológico, dizendo ter algum diferencial que protejam o meio ambiente, mas não há como comprovar esses eventuais benefícios, afirma a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), que entrou com ações contra as empresas. As informações são do “Jornal do Carro”.
O anúncio da Fiat que foi denunciado é o que cita o pneu “superverde”, que teria tecnologia sustentável, o que diminuiria o consumo de combustível, contribuindo com a conservação do meio ambiente. Segundo a Proteste, um pneu não pode ser definido como “verde” se tanto os processos de produção e uso quanto os de descarte são os mesmos dos demais. O Conar acatou o pedido da Proteste e recomendou que o anúncio seja alterado.
- Entenda quando a dor de cabeça é sinal de pressão alta
- Como a caminhada ajuda e retardar o avanço do Parkinson
- 3 sintomas do Alzheimer a partir dos 30 anos
- Estudo aponta chá como chave para combate de Alzheimer; saiba qual
No caso da GM, o questionamento se deu no anúncio “Chevrolet Eco”, que afirma que o modelo traz melhorias nas emissões de poluentes e, com o termo “eco”, o consumidor entenderia que ele tem apelo de sustentabilidade. O Conar orientou que fossem retiradas as referências à melhoria das emissões de poluentes decorrentes do sistema eco.
Na Ford, motivo foi o “Ford Ecoboost”, que insinua que o automóvel, além de ter baixa emissão de CO2, possui máximo equilíbrio entre potência e economia. Segundo a Proteste, isso não é real.
- Veja também: